Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Religião e Política na Obra de Giorgio Agamben

O Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas e o Grupo de Pesquisa Ética, Política e Religião: questões de fundamentação (CNPq)[1] receberão nos dias 07 a 11/05/2018 o prof. Colby Dickinson (Loyola University – Chicago) para uma série de atividades acadêmicas na PUC-Campinas. Contará com o oferecimento de disciplina aos estudantes do PPG em Ciências da Religião, sessões de discussão sobre pesquisas com colegas convidados, sessões de atendimento a pesquisadores e estudantes em geral, entre outras atividades.

Os temas a serem debatidos pelo prof. Dickinson, assim como aqueles das sessões entre pesquisadores, compõem um programa de estudos desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa nos últimos cinco anos, cujos resultados dialogam com as produções dos demais Grupos de Pesquisa vinculados ao mesmo Programa: Ética, Epistemologia e Religião, História das Religiões e Religiosidades no Brasil, Religião, Linguagem e Cultura; e, também, com Grupos de Pesquisa e pesquisadores ligados a outras IES, como o CriM (Crítica e Modernidade), o Research Group Theology in a Post Modern Context e pesquisadores da UMESP, PUC-MG, UFJF, UNIVEM, UNESP e PUC-PR.

Nos seus cinco anos de existência, o Grupo de Pesquisa Ética, Política e Religião: questões de fundamentação concentrou suas investigações em torno da relação entre religião, política, violência e espaço público. Para tanto, aprofundou textos de pensadores contemporâneos como Benjamin, Girard, Benveniste, Bataille, Niestzsche, Heidegger, Agamben, assim como de filósofos e pensadores da modernidade: Bodin, Hobbes, Espinosa, Rousseau, Kant, Weber, Durkheim; e da antiguidade e período medieval: Platão, Aristóteles, Sto. Agostinho e Sto. Tomás.

A visita do prof. Dickinson possibilitará o aprofundamento, avaliação e revisão de aspectos e temas desse percurso de estudos. Com o propósito de tornar mais rica essa oportunidade, convidamos pesquisadores das diversas áreas das ciências humanas e afins, para que se juntem a nós, de modo a podermos investigar alguns dos temas candentes de nossa época.

Sejam bem vindos, prof. Dickinson e colegas!

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Profª. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Breno Martins Campos – PUC CAMPINAS

Profª. Cristina Micaroni Hilkner Altieri – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Douglas F. Barros – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Glauco Barsalini – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Renato Kirchner – PUC CAMPINAS

Aretha Beatriz Brito da Rocha (mestranda) – PUC CAMPINAS

Mariana Pfister (mestranda) – PUC CAMPINAS

COMITÊ CIENTÍFICO:

Prof. Dr. Alex Vilas Boas Oliveira Mariano PUC – PR

Profª. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Breno Martins Campos – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro

Prof. Dr. Douglas F. Barros – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues – UNESP

Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira – UFJF

Prof. Dr. Glauco Barsalini – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Renato Kirchner – PUC CAMPINAS

Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira – PUC – MG

Prof. Dr. Oswaldo Giacóia – UNICAMP

Regras para envio de comunicação:

O Trabalho Completo deverá conter o seguinte formato:

01.Título centralizado Arial 14

  1. Autoria: – Nome completo dos autores/ – Maior titulação (Completa)/- Instituição de origem/ – E-mail para comunicação
  2. Resumo (Arial, 12 – espaçamento simples): O corpo do resumo deve conter entre 250 a 500 palavras. Na estrutura do resumo: Introdução / Objetivos/ Método / Resultados / Conclusão
  3. Palavras-chave: Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras chave.
  4. Configuração da página: tamanho A4 (29,7 x 21 cm); margens: superior 3 (três) cm; inferior: 2 (dois) cm; esquerda: 3 (três) cm; direita 2 (dois) cm. Padrão: editor de texto – Word for Windows 6.0; fonte – Arial, corpo 12, espaçamento 1,5. Número de páginas: 5 laudas, compreendendo ilustrações, bibliografia e notas. Todas as referências deverão ser incluídas no corpo do texto (autor, data, página) e as notas explicativas deverão ser incluídas em notas de rodapé. As ilustrações, quadros e gráficos deverão ser incluídos no texto.
  5. Data para envio de Resumo da Comunicação Oral: 12 de Março até 15 de Abril de 2018.
  6. A data de aprovação dos trabalhos: 25 de Abril de 2018.
  1. Todos os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente por correio eletrônico para: eventopoliticaereligiao@gmail.com

Observação: Apenas os resumos (de 250 a 500 palavras) e as palavras–chave devem ser enviados até 15/04/2018 para o e-mail: eventopoliticaereligiao@gmail.com. O Comitê Científico publicará na página do evento, em 25/04/2018, as propostas aprovadas. Os textos completos deverão ser encaminhados para o mesmo e-mail acima até o dia 08/06/2018.

Programação:

  1. Curso “TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: religião e política na perspectiva de Giorgio Agamben”

Prof. Dr. Colby Dickinson (Departamento de Teologia da Loyola University Chicago)

1.1 Dia 07/05/2018

14h-18h: O Projeto Homo Sacer e suas implicações religiosas e políticas.

Sala: Tribunal do Juri (Bloco E CCHSA)

1.2 Dia 08/05/2018

14h-18h.: A leitura de Giorgio Agamben sobre o Apóstolo Paulo.

Sala: Tribunal do Juri (Bloco E CCHSA)

1.3 Dia 09/05/2018

14h-18h: Agamben, Aristóteles e o problema da “potência”.

Sala: Tribunal do Juri (Bloco E CCHSA)

1.4 Dia 10/05/2018

13h-18h: Em diálogo com Martin Heidegger: Explorando o conceito do livro O Aberto: o homem e o animal.

Sala: Tribunal do Juri (Bloco E CCHSA)

  1. Reuniões Científicas e Atividades para Estudantes

2.1 Reunião Científica dos Grupos de Pesquisa PPGCR PUC-Campinas:

Dia 11/05/2018

14h-18h: Luzes sobre o contemporâneo: o pensamento de Giorgio Agamben nos contextos de globalização, economia, religião, política e violência

Professor: Prof. Dr. Colby Dickinson (Departamento de Teologia da Loyola University Chicago); Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior (Departamento e Filosofia da UNICAMP) – [a confirmar]

Mediação: Prof. Dr. Renato Kirschner (PPGCR e Faculdade de Filosofia PUC-Campinas)

Debatedores: Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros (PPGCR e Faculdade de Filosofia PUC-Campinas), Prof. Dr. Glauco Barsalini (PPGCR e Faculdade de Ciências Sociais PUC-Campinas)

Sala: Tribunal do Juri (Bloco E CCHSA)

2.2 Reunião Científica de Pós-Graduados: Religião e Política

Dia 08/05/2018: 9h-12h

Coordenação dos debates: Kimberly Matheson Berkey (Departamento de Teologia Loyola University Chicago) ; Mariana Pfister (Grupo de Pesquisa Ética, Política e Religião: questões de fundamentação – PPGCR PUC-Campinas); Daniel Sousa (PPGCR UMESP); Marcelo Hansen Saraiva (Grupo de Pesquisa CriM – Programa de Pós-Graduação em Filosofia UNICAMP)

Ementa: Comunicações das pequisas realizadas pelos mestrandos e doutorandos do Departamento de Teologia da Loyola University Chicago, PPGCR PUC-Campinas, PPGCR UMESP e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAMP.

Sala: Tribunal do Juri (Bloco E CCHSA)

Público alvo do Curso e das Reuniões Científicas: estudantes e professores do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião; membros dos Grupos de Pesquisa “Ética, Política e Religião: questões de fundamentação”; “História das Religiões e Religiosidade no Brasil”; “Religião, Linguagem e Cultura”; “Ética, Epistemologia e Religião”; “CriM – Crítica e Modernidade”; estudantes e docentes do PPGCR UMESP, da UNIVEM  e de demais Universidades interessadas.



Silvia Perez de Freitas
4 de abril de 2018