Reitor, pró-reitores e diretores de centros e faculdades são empossados na PUC-Campinas

Cerimônia realizada no Campus I teve a presença de autoridades de toda a região

A PUC-Campinas deu posse ao Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior para o início de um novo mandato de mais quatro anos. A cerimônia, realizada no auditório principal do Campus I na manhã desta dia 1º de fevereiro, teve a participação do Arcebispo Metropolitano de Campinas D. João Inácio Müller, Grão-Chanceler da Universidade, do Arcebispo Emérito D. Gilberto Pereira Lopes, do Prefeito de Campinas, Dario Saadi, de ex-reitores, autoridades da região e representantes de instituições de ensino e de pesquisa. Além das autoridades presentes, outras acompanharam a transmissão da posse pela internet.

O evento começou às 9h com a realização e uma missa celebrada por D. João. Em seguida, foi realizada a posse do Reitor e do Vice-Reitor prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, dos novos pró-reitores, dos diretores dos cinco centros educacionais e de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Clique aqui para ver

Assumiram os cargos os professores Cyntia Andretta, Pró-Reitora de Graduação; Alessandra Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; e Victor de Barros Deantoni, Pró-Reitor de Administração.

D. João, durante a realização da missa, pediu para que os novos gestores seguissem o exemplo de liderança de Jesus Cristo na execução de suas funções, vivendo próximo e ao lado de seus colaboradores, prezando a harmonia. “O bom gestor é limpo, verdadeiro, livre, com palavra, transparente, que conduz, potencializa e valoriza cada um”, disse.

No discurso da posse, o Arcebispo desejou que o Reitor iniciasse seu novo mandato dando sequência ao trabalho de construir uma universidade voltada para fora, dialogando com a sociedade, compartilhando conhecimento e em rede com outras universidade e instituições de pesquisa.

O Prof. Dr. Germano lembrou em seu discurso dos desafios e conquistas dos primeiros quatro anos de mandato, em que enfrentou dois grandes desafios, a implantação do plano de carreira docente e a epidemia da covid-19.

Ele elogiou todo o empenho e dedicação da comunidade acadêmica, em especial em ter conseguido implantar em 10 dias o ensino remoto em todos os cursos, sem deixar que o isolamento social afetasse o funcionamento da Universidade. “Somente juntos conseguimos superar as dificuldades e realizar sonhos. Temos consciência que a universidade é uma obra inacabada, sempre em construção, e agora é o momento de olhar para frente”, disse.

O prefeito Dario Saadi, ex-aluno de Medicina da Universidade, também elogiou a Instituição e o trabalho desenvolvido na Instituição. “A PUC-Campinas é um orgulho para a cidade. Tem uma história fantástica, é um centro de ensino e pesquisa de muita qualidade, em diversas áreas”.

200 mil formados

Uma das sete pontifícias universidades brasileiras, a PUC-Campinas é uma das mais tradicionais instituições de ensino do País e completou 80 anos de atividade em 2021. Formou mais de 200 mil profissionais de destaque nas mais diversas áreas e atualmente tem cerca de 60 cursos de graduação, 10 de mestrado e três de doutorado.

O Prof. Dr. Germano é graduado pela Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, em 1984, com Mestrado em Filosofia em 1995 e Doutorado em Educação em 2001, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Clique para ver a posse

Ex-reitores
Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht
Prof. Dr. Eduardo José Pereira Coelho