Universidade participa de reunião que definiu parceria do HIDS com Fundação Fórum Campinas Inovadora

Com a parceria, o Hub passa a ter uma personalidade jurídica, o que viabiliza expandir parcerias e firmar convênios e contratos

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou de uma reunião que realizada dia 03 de maio no Instituto Eldorado, na qual o Conselho Consultivo do HIDS votou favoravelmente ao estabelecimento de uma parceria com a Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi). Com isso o HIDS passa a ter uma personalidade jurídica, o que viabiliza expandir parcerias, convênios e contratos. O Reitor da Unicamp e presidente do Conselho do HIDS, Antonio José de Almeida Meirelles, destacou que na atual fase do projeto a sua institucionalização é oportuna e necessária: “ter uma personalidade jurídica, um CNPJ, vai possibilitar firmar contratos, parcerias para projetos que, mesmo que embrionários, vão catalisar a ocupação desse espaço”, disse. “A formalização jurídica do HIDS vai alavancar esse projeto que é estratégico para todo o ecossistema de inovação da cidade de Campinas e para o estado de São Paulo”, afirmou Eduardo Gurgel, presidente da FFCi.

Criada em 2002, a FFCi reúne 24 instituições de pesquisa e ensino, indústria e poder público. Seu objetivo é criar ações para promover, fortalecer e ampliar a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região de Campinas. Sua configuração, com entidades dos setores empresarial e governamental, visa promover interação, articulação e alinhamento entre os membros para que o conhecimento produzido ultrapasse as fronteiras das universidades e institutos de pesquisa, gerando inovação, competitividade e desenvolvimento socioeconômico sustentado na região. “A Fundação nasceu animada pelo desejo de promover a apropriação do conhecimento pela sociedade e, desde sua criação, temos desenvolvido diversas ações nesse sentido”, contou Gurgel. Segundo ele, a Fundação teve papel de destaque na gestação dos parques tecnológicos em Campinas. A cidade é a única no Estado de São Paulo que possui quatro parques. Também organiza anualmente um dos maiores eventos da região sobre inovação e empreendedorismo, o InovaTrade Show.

Para o Reitor da PUC-Campinas e também presidente do Conselho da FFCi, Prof. Dr. Germano Rigacci Junior, o momento do HIDS é de capitar recursos e outras formas de apoio para seguir adiante. O apoio da Prefeitura é muito importante nesse processo, bem como essa integração do Conselho do HIDS à FFCi. “Longe de qualquer tipo de sobreposição, a ideia aqui é compartilhar experiências e construir em conjunto o que se espera desse Hub: colocar nossa cidade em outra patamar em termos de geração de inovação e de enfrentamento dos desafios do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Presente na reunião do Conselho, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, ratificou o apoio ao HIDS. “Esse projeto é prioridade em nosso governo. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, estamos conversando com o governo estadual, com o BNDES, para viabilizar recursos para infraestrutura. Internamente, via Secretaria de Planejamento e Urbanismo, estamos realizando o processo participativo visando encaminhar a Projeto de Lei Complementar para essa área no segundo semestre”, detalhou o Prefeito. As secretárias Adriana Flosi (Desenvolvimento Econômico) e Carolina Baracat (Urbanismo) também estavam presentes na reunião do Conselho.

Avanços

A entrega de uma proposta de master plan para a área do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, o HIDS, em 2022 marcou uma fase importante do processo que visa implantar um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) em uma área de 11,3 milhões de m2, que inclui toda a área que contém a região do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec II), o Campus 1 da PUC-Campinas, o atual campus da Unicamp em Barão Geraldo e mais a Fazenda Argentina.

A partir do master plan, tanto a Prefeitura de Campinas quanto a Unicamp têm trabalhado em projetos de ocupação. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) da Prefeitura de Campinas reformulou a proposta de uso e ocupação do solo para a área do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que inclui a área do HIDS. Atualmente o Projeto de Lei é objeto de um processo participativo que vai coletar sugestões da comunidade para aperfeiçoamento do texto antes do envio à Câmara de Vereadores. A Unicamp está trabalhando em um plano de ocupação para a Fazenda Argentina. “A despeito dos avanços que temos tido, a questão da institucionalização era uma fragilidade do projeto”, contou Mariano Laplane, que coordena o HIDS Unicamp. “Uma pessoa jurídica consolidada é fundamental para avançarmos nas parcerias, para atrair projetos, empresas e outras instituições, por isso o apoio da Fundação Fórum é muito importante neste momento”, afirmou Laplane.

Conselho do HIDS foi formalizado em 2020 como uma instância consultiva, formada até o momento por 14 instituições. Todas as decisões sobre o HIDS serão submetidas ao Conselho para discussão e conhecimento, com objetivo de contribuir na definição das atividades que poderão integrar o HIDS e nortear seu planejamento e a construção de sua governança. O compromisso dessas instituições com o HIDS deve favorecer o estabelecimento de parcerias de pesquisa e desenvolvimento na forma de laboratórios vivos em várias áreas.

Por Patrícia Mariuzzo/assessoria HIDS

Foto: Eduardo Lopes/PMC