Reitor participa de reunião para discutir implantação do HIDS

Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável é projeto da PUC-Campinas com a Unicamp e centros de pesquisa

No dia 19 de julho o Reitor da PUC-Campinas Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior participou com o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e o coordenador do HIDS na Unicamp, Mariano Laplane, de uma reunião com a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campinas, Adriana Flosi, o assessor Newton Frateschi, o Secretário de Educação, José Tadeu Jorge, o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Renato Mesquita, a diretora do DEPLAN, Carolina Baracat do Nascimento Lazinho, e a coordenadora de Planejamento Estratégico, Érica Moriconi Pacheco.

No encontro foi apresentada uma proposta preliminar de projeto de uso e ocupação do solo para a área do PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) do qual faz parte o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), projeto conjunto da PUC-Campinas, Unicamp e outras instituições de centros de pesquisa.

A proposta, ainda em elaboração, foi submetida à apreciação dos reitores das duas instituições e novas reuniões de trabalho devem acontecer em um futuro próximo.

Laboratório aberto

O território do HIDS abrange toda a área do Ciatec II, o Campus I da PUC-Campinas, o campus da Unicamp, em Barão Geraldo, mais a Fazenda Argentina, com uma área alvo de planejamento de 11,3 milhões de m2.

A proposta de um HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável é realizar uma espécie de laboratório aberto, com uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental.

A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover, atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assinado por 193 países, incluindo o Brasil.

Sua visão é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.

Marcelo Andriotti
21 de julho de 2021