Reitor participa de encontro internacional na Espanha sobre Universidade e Sociedade

Encontro em Valência reúne 700 reitores e dirigentes universitários de 14 países

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, é um dos participantes do V Encontro Internacional de Reitores do Universia, realizado de 8 a 10 de maio em Valência, na Espanha. O evento reúne cerca de 700 reitores e dirigentes universitários de 14 países, personalidades da política, do mundo empresarial e de instituições nacionais e internacionais para discutir o tema “Universidade e Sociedade “.

O evento é presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e do Universia, e coordenado por Matías Rodríguez Inciarte, presidente do Santander Universidades do Banco Santander e organizador do Encontro, e Mavi Mestre, reitora da Universidade de Valência e presidente do Comitê Acadêmico do V Encontro Internacional de Reitores do Universia. O evento ainda contou com a presença do presidente da Espanha, Pedro Sanchez, do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, do prefeito de Valência, Joan Ribó, e da ministra de Inovação, Universidades, Ciência e Sociedade Digital da Generalitat Valenciana, Josefina Bueno.

“A participação em um evento dessa grandiosidade reforça um dos eixos estratégicos da PUC-Campinas, o da internacionalização, além de permitir a discussão com reitores de todo o mundo sobre desafios comuns enfrentados pelas universidades, conhecendo propostas diferenciadas e experiências inovadoras. E o tema do encontro, ‘Universidade e Sociedade’, tem relação direta com a visão da nossa Instituição, de contribuir para a transformação da sociedade, rumo à justiça e à fraternidade”, disse o Reitor.

Durante os três dias do encontro, centenas de líderes acadêmicos de todo o mundo, representando mais de 14 milhões de estudantes universitários, discutem como a universidade e a sociedade podem avançar. Três eixos norteiam os debates: formação ao longo da vida, promoção do empreendedorismo e inovação, e redes e interligação entre universidades e outros agentes sociais.

O V Encontro Internacional de Reitores do Universia dá continuidade aos encontros anteriores realizados em Salamanca (Espanha) em 2018, Rio de Janeiro (Brasil) em 2014, Guadalajara (México) em 2010 e Sevilha (Espanha) em 2005 e é organizado pelo Banco Santander.

Marcelo Andriotti
9 de maio de 2023