Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Reitor participa de assinatura de Projeto de Lei sobre novas regras de zoneamento para Polo de Inovação

Texto foi formulado após longo processo de discussão e participação da comunidade, que durou mais de um ano

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou, nesta segunda-feira (18), da assinatura do Projeto de Lei Complementar (PLC) para a alteração da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS) com as novas regras de zoneamento para a região do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), no Distrito de Barão Geraldo. O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal.

Estiveram presentes, além do Reitor da PUC-Campinas, o Prefeito Dário Saadi; o Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé ; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; de Finanças, Aurílio Caiado, e de Justiça, Peter Panutto; o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque da Silva; e o presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Eduardo Gurgel do Amaral.

O PIDS prevê como ocupação prioritária construções com fachadas ativas, que promovem a interação com os espaços o público, e usos mistos, unindo moradia, trabalho, comércio e lazer, com ênfase na preservação do meio ambiente. A prioridade é para pedestres, ciclistas e o transporte público, com uma estrutura que limita o tamanho de quadras com mais transposições em menores trechos para os pedestres.

Além disso, está contemplado no projeto o Parque Ambiental Anhumas, ao longo do Ribeirão Anhumas, que percorre quase toda a região.

“A legislação dá segurança jurídica para ordenação do território e referências urbanísticas para a construção de um ecossistema centrado no conhecimento, que recupera a identidade de Campinas como referência nacional em inovação. É o renascimento da cidade como geradora de inovação”, afirmou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“É um momento histórico e muito importante, que nasceu como um desafio, e o resultado é fruto de uma construção democrática”, declarou o prefeito Dário Saadi, que reforçou a importância da presença das universidades e da população em todo processo.

“Muito mais do que um projeto de urbanismo, o PIDS coloca a cidade toda em uma perspectiva inovadora, com foco na ciência, geração de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e inovação”, disse o reitor da Unicamp.

A formatação do projeto começou no ano passado. Em 12 oficinas realizadas com a população, houve cerca de 500 participações e foram recebidas mais de 1.130 sugestões. Entre os principais pontos do PLC, está a redução de 12 andares, permitidos pela atual legislação, para 4 pavimentos nas construções da zona de expansão e para 7 andares na zona de centralidade do PIDS, para favorecer ocupação mista da região, com a combinação de moradias, comércios, serviços e espaços de lazer. Em agosto de 2023, o processo culminou em Audiência Pública na Unicamp. Agora, prossegue com o envio para análise da Câmara, após finalização da proposta pela equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas.

O presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Rossini, adiantou que o Legislativo encaminhará o projeto com o cuidado que merece e respeitando os ritos de análise dos vereadores e de discussão com a população, em nova Audiência Pública, antes da votação.

O PIDS

O Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS) fica localizado no Distrito de Barão Geraldo. O novo zoneamento para o PIDS cobre área de 17 milhões de metros quadrados e abrange o polo de alta tecnologia e zona de expansão, e os campi da Unicamp e PUC-Campinas. Área inclui também o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, com seus mais de 11 milhões de metros quadrados, compreendendo a Fazenda Argentina.

Proposta tem como conceito criar espaço com mescla de usos: um ecossistema de troca e convívio para trabalhar, morar, ter lazer e em que os profissionais da área de ciência e tecnologia possam manter sua rede de relacionamentos, importante para a inovação e criação.

O foco é o planejamento urbano sustentável a partir do conceito de “Cidade de 15 minutos”. A legislação urbanística específica para a ocupação do solo na área do PDIS é orientada a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual Campinas é signatária.

Com informações e fotos da Prefeitura de Campinas.



Carlos Giacomeli
19 de dezembro de 2023