Reitor participa de abertura da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade tem ampliado investimentos na área, com destaques para o Mescla e o HIDS

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou da abertura da 10ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTIC 2022) realizada segunda-feira (17) no Paço Municipal. Neste ano, a semana tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

A solenidade contou com a participação do robô Ben, que trabalha em supermercados para auxiliar no atendimento aos clientes. Também foi montada uma exposição pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer com próteses e órteses fabricadas por impressoras 3D, um biossensor para detecção, em até cinco minutos, dos vírus da covid e da zika por meio de amostra de sangue ou saliva, além do robô Nao, que também interage com as pessoas.

A PUC-Campinas vem ampliando sistematicamente seus investimentos em tecnologia e inovação, com destaques para o projeto Mescla e a participação no HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), um bairro inteligente e laboratório aberto que será instalada entre o Campus I, Unicamp e Polo Tecnológico.

A programação vai até domingo (23) e é composta por atividades científico-culturais promovidas por empresas e instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de difundir e popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação na cidade, principalmente entre professores e estudantes de escolas públicas e privadas.

Uma das atrações da SMCTIC 2022 é a Cápsula da Ciência, um domo geodésico de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens 360 graus. A cápsula está instalada no Largo do Rosário e pode ser visitada por escolas e público geral.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirmou que o foco da administração é tornar Campinas a principal indutora de tecnologia do país. “Vamos consolidar Campinas como o maior polo tecnológico do Brasil. Para isso, é importante envolver a população que todos, especialmente estudantes e professores, conheçam o que a cidade produz na área de tecnologia”, declarou.

Participaram da solenidade de abertura, além do Reitor, os secretários de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, de Finanças, Aurílio Caiado, de Gestão de Controle, André Von Zuben, do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, de Cultura, Alexandra Caprioli, o vereador Luiz Carlos Rossini, representantes dos institutos e empresas de tecnologia, além dos alunos da EMEF “Padre José Narciso Vieira Ehrenberg” e da Escola Estadual “Carlos Gomes”.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

Marcelo Andriotti
18 de outubro de 2022