Reitor faz visita a Parque Tecnológico de São José dos Campos

Objetivo foi conhecer projeto e avaliar possibilidade de parcerias nas áreas de pesquisa e inovação

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, visitou no dia 16 de novembro o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec). Ele esteve acompanhado da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, e da Diretora do CEA (Centro de Economia e Administração), Profa. Dra. Camila Brasil.

A visita foi um início de aproximação entre as duas instituições para a realização de possíveis parcerias e projetos nas áreas de pesquisa e inovação.

Em agosto, durante o evento de entrega do master plan do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) realizado no Espaço do Projeto Mescla, no Campus I, houve uma apresentação do processo de desenvolvimento do Parque Tecnológico de São José dos Campos, feita por Jeferson Cheriegate e Amaury Acatauassú.

O HIDS é um bairro inteligente que será implantado na área entre a Unicamp, PUC-Campinas e centros de pesquisa e empresas situadas no Polo Tecnológico de Campinas. Ele será um laboratório a céu aberto e está sendo planejado com a participação das universidades e institutos de pesquisa, da Prefeitura de Campinas e incentivo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Na apresentação feita sobre o Parque Tecnológico de São José dos Campos, foram mostrados os desafios enfrentados e a experiência adquirida durante o processo de implantação. São informações que poderão auxiliar no desenvolvimento do projeto do HIDS.

O PqTec foi o primeiro parque tecnológico criado em território paulista, com seus estudos de planejamento iniciados em 2005. Sua implantação foi realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos.

Marcelo Andriotti
16 de novembro de 2022