Reitor é recebido por prefeito de Campinas e por secretários municipais

Encontro foi para discutir projeto do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável)

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, foi recebido pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, e por secretários municipais na tarde desta quarta-feira (12/05). Participaram do encontro os secretários municipais Adriana Flosi (Secretária de Desenvolvimento), Prof. Jorge Tadeu (Secretário de Educação), Dr. Peter Panutto (Secretário de Justiça) e Renato Mesquita (Secretário de Urbanismo).

O principal tema do encontro foi a implantação HIDS, um bairro inteligente que será formado na área entre o Campus I da PUC-Campinas, da Unicamp e o Polo de Alta Tecnologia de Campinas, projeto que tem a participação das universidades, de empresas e instituições do Polo de Tecnologia e da própria Prefeitura de Campinas.

Por parte da Unicamp participaram o reitor Prof. Dr. Antonio José de Ameida Meirelles, a Profa. Dra. Maria Luiza Moretti – Coordenadora Geral, Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner – Chefe de Gabinete, Prof. Dr. Fernando Sarti – Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário e Prof. Dr. Mariano Laplane – Coordenador do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável).

O Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) está sendo concebido para atuar como um complexo de laboratórios vivos, com a intenção de se tornar um modelo internacional de distrito residencial e de pesquisas inteligente e sustentável.

Alguns dos temas de laboratórios como esses que estão sendo pensados para o HIDS são água, energia, ciclo de alimentos, direitos humanos, tratamento de resíduos, segurança, transporte, entre outros. A PUC-Campinas tem participado ativamente da elaboração desses projetos, atuando junto às equipes de planejamento do HIDS.

Marcelo Andriotti
15 de maio de 2021