Reitor é eleito presidente do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas Inovadora

Entidade reúne 22 instituições de pesquisa e ensino, indústria e poder público

O Reitor da PUC-Campinas Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior foi designado presidente do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas Inovadora, que reúne 22 instituições de pesquisa e ensino, indústria e poder público. A entidade tem como objetivo criar ações para promover, fortalecer e ampliar a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região de Campinas.

O conselho tem caráter deliberativo e autoriza a realização das atividades promovidas pela fundação. Entre elas, estão seminários, feiras e atividades conjuntas entre instituições de ensino, de pesquisa, indústrias e órgãos governamentais para divulgar e desenvolver as ações voltadas a ciência e tecnologia.

O Prof. Dr. Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da fundação, destaca a importância da PUC-Campinas para a criação da entidade. “No início dos anos 2000 foi o Padre David, então Reitor e atual Vice-Reitor da PUC, um dos principais entusiastas para a formação da fundação. Em 2002 ela foi criada formalmente e iniciou suas atividades de aproximação de instituições de ensino e pesquisa com órgãos governamentais e sociedade”, disse.

A primeira ação foi uma mostra de produtos de tecnologia e inovação, que acabou reunindo mais de 70 mil visitantes em 10 dias.

O Reitor Germano destaca a importância da fundação para Campinas e região, além da confluência com os objetivos da Universidade. “Um dos eixos estratégicos da PUC-Campinas é a dedicação à inovação e ao empreendedorismo. A fundação se volta exatamente a esses propósitos, além de integrar diferentes instituições e a sociedade”, disse.

Um dos eventos promovidos pela fundação é Inova Trade Show, que está em sua 8ª edição e reúne empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos. Eles participam de conferências temáticas e reuniões de negócios com os segmentos mais relevantes do mercado, como Empreendedorismo, Agronegócio, Transformação Digital, IOT e Saúde.

Marcelo Andriotti
9 de junho de 2021