Reitor da PUC-Campinas participa de homenagem a ex-reitor da Unicamp

Quadro com retrato oficial de Marcelo Knobel foi colocado em galeria de Conselho Universitário

O Reitor da PUC-Campinas Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior participou de uma homenagem ao físico Marcelo Knobel na terça-feira (15) com a inclusão de um quadro na galeria oficial de ex-reitores da Unicamp.  A solenidade na Unicamp contou com a presença de familiares e amigos, além do atual reitor da universidade, professor Antonio José de Almeida Meirelles.

O quadro de autoria da artista plástica Stella Nanni foi instalado no Conselho Universitário (Consu). Pintada em óleo sobre tela, a imagem de Knobel foi colocada ao lado do quadro de outros 11 professores que ocuparam o cargo de reitor nas quase seis décadas de existência da Unicamp.

Marcelo Knobel, Antonio José de Almeida Meirelles e o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior

Marcelo Knobel tomou posse como reitor da Unicamp em 19 de abril de 2017, aos 48 anos, onde ficou até abril de 2021. Durante sua gestão, houve o fortalecimento da parceria com a PUC-Campinas em diversas áreas e projetos. O principal deles foi o desenvolvimento do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), que será instalado na área entre as duas universidades e centros de pesquisa e deverá ser um marco para Campinas e para o Brasil em termos de tecnologia, ciência e produção de conhecimento.

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Knobel imigrou para o Brasil com a família em 1976, aos 8 anos. Ingressou no curso de física da Unicamp em 1986, aos 17 anos. Formou-se em 1989 e, três anos depois, obteve, também pela Unicamp, o título de doutor em ciências.

Knobel já publicou mais de 300 artigos científicos e 15 capítulos de livros e orientou dezenas de estudantes. Recebeu, entre outros, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (2004), da Unicamp, o TWAS-ROLAC Young Scientist Prize (2007), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2019) e o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia (2022).

Com informações do Departamento de Comunicação da Unicamp

Marcelo Andriotti