Ranking de consultoria britânica coloca a PUC-Campinas como a melhor particular do Interior de SP

A Quacquarelli Symonds (QS) fez levantamento sobre instituições de ensino superior da América Latina

O ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) sobre instituições de ensino superior da América Latina coloca a PUC-Campinas como a melhor universidade particular do Interior de São Paulo, a terceira melhor de São Paulo e a 8ª melhor do Brasil. Também está entre as 200 melhores da América Latina na lista geral, que reúne instituições públicas e privadas.

O QS Latin America University Rankings 2020 utiliza oito critérios de avaliação com diferentes pesos: reputação acadêmica (30%) e a reputação de empregabilidade (20%), relação professor/aluno (10%), professores com doutorado (10%), rede de pesquisa internacional (10%), citação de artigos científicos (10%), número de artigos por professor (5%) e impacto na web (5%).

A Universidade já tinha apresentado ótimos resultados em outros dois rankings publicados recentemente, um realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo e outro pela Folha de S. Paulo.

No ranking do Estadão, a PUC-Campinas aparece em segundo lugar entre as universidades privadas brasileiras com mais cursos com notas máximas. No da Folha, ela também é apontada como a melhor do interior do estado e entre as melhores particulares do país, com 11 de seus cursos entre os mais bem avaliados, todos dentro dos 10 melhores do Brasil.

Em todos os levantamentos sobre qualidade de ensino, um dos aspectos positivos da PUC-Campinas é que ela aparece com as melhores notas em cursos de diferentes áreas de conhecimento, tanto em exatas, quanto em biológicas e humanas.

Marcelo Andriotti
30 de outubro de 2019