Quarta-feira de Cinzas – Quaresma – CF-2018

Tem início no próximo dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, o período da Quaresma. São 40 dias em preparação à celebração da Páscoa, o cume da vida cristã.

Em todas as Paróquias e Comunidades da Arquidiocese de Campinas haverá Celebração nesse dia. Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, presidirá a Missa de Cinzas na Catedral Nossa Senhora da Conceição, às 18h30, e estará à disposição da imprensa às 18h00, na Catedral.

A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo. A Quarta-feira de Cinzas, o período do Carnaval e outras celebrações religiosas são datas móveis, definidas a partir do Domingo da Páscoa, celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. A festa da Páscoa era um ritual realizado por pastores, que, como proteção, tingiam as entradas de suas tendas com o sangue de um cordeiro. Com o Êxodo do Egito, passou a ser lembrança da libertação do povo hebreu. Para os cristãos a Páscoa é a lembrança permanente de que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo Cordeiro Pascal.

Biblicamente o número quarenta tem um significado importante: foram quarenta anos que o povo hebreu passou no deserto e foram quarenta dias que Jesus passou no deserto em purificação. Por isso, a Igreja conserva a tradição de preparação para a Páscoa com quarenta dias de Jejum, Penitência e Esmola, na busca da plena conversão aos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Nas missas celebradas na Quarta-feira de Cinzas, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo.

Também na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, começa, em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade, este ano na sua 55ª edição. O tema escolhido para 2018 é “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

O Objetivo Geral da CF-2018 é “Constituir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Diz o Texto-base da CF que “A Igreja Católica proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem. A violência é mentira que se opõe à verdade de nossa fé, à verdade de nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida, a liberdade dos seres humanos”.

Arquidiocese de Campinas

Armando Martinelli Neto