PUC-Campinas tem programação de palestras em comemoração aos 21 anos da Lei de Libras

Nos dias 10 e 11 de abril, os Campi I e II recebem programação especial durante a manhã

A PUC-Campinas realiza, nos dias 10 e 11 de abril, uma programação especial com palestras em homenagem aos 21 anos da lei de libras – meio legal de comunicação e expressão de pessoas surdas no Brasil -, com o tema “21 anos da Lei da Libras: o que os Surdos nos contam sobre a acessibilidade linguística?”. O evento tem por objetivo abordar os avanços e desafios em relação à acessibilidade linguística em Libras e também proporcionar à comunidade surda a oportunidade de apresentar as necessidades e especificidades nas esferas sociais e educacionais.

Na segunda-feira (10), no auditório Monsenhor Salim, o evento tem abertura agendada para às 9h, com a Profa. Dra. Letícia Reis Borges Infanger (Diretora do Curso de Fonoaudiologia, da PUC-Campinas). Na sequência, acontece a palestra com a Profa. Rosemeire Aparecida Antunes Desidério (CEPRE/FCM/UNICAMP), com moderação das professoras Priscila Mara Ventura Amorim Silva (CEPRE/FCM/UNICAMP) e Cássia Sígolo (PUC-Campinas). Após a conversa, haverá abertura para perguntas do público.

A palestra será acessível em Libras, com a intérprete Lucimeire de Almeida e Priscila Paula da Silva Ferreira, do ProAces (Programa de Acessibilidade), da PUC-Campinas. A abertura está agendada para às 9h e também haverá apresentação do Coral em Libras/Português do Núcleo Artístico Experimental de Canto do Centro de Cultura e Arte da Universidade.

Na terça-feira (11), a palestra acontece no Auditório do Campus I, com abertura também às 9h, conduzida pelo Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza (Decano da Escola de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas) e pelo Prof. Me. Carlos Pizzolatto (Diretor da Faculdade de Letras da PUC-Campinas).

Libras na PUC-Campinas

Hoje a Universidade, que é preocupada com a inclusão, já integra em sua grade de cursos de licenciatura disciplinas de Libras. Ela está presente nos cursos de: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia, Medicina e Jogos Digitais. Além disso, a Universidade oferece componentes curriculares de prática de formação de Libras, Intérprete de Libras em diversos eventos e Libras na educação continuada.

A PUC-Campinas também possui auxílio aos estudantes em relação às demandas da comunidade surda, trabalhando Libras no ensino e no atendimento. “A PUC-Campinas é muito atenta à questão da acessibilidade linguística. Todos os cursos de licenciatura ofertam a disciplina de libras. Temos também nas práticas de formação vivências que o estudante pode incluir para seu enriquecimento curricular. A Libras tem o mesmo status linguístico que as outras línguas orais e auditivas”, exemplifica a Profa. Cássia Sígolo.

“Libras é hoje a segunda língua instituída no Brasil. Para um profissional que está entrando no mercado de trabalho, que vai se deparar com surdos e vai lidar diretamente com esse público, é fundamental que ele tenha como se comunicar. Em algumas situações não necessariamente dá para esse surdo estar acompanhado de um intérprete. Porque eles são independentes. Então, se o profissional já tem o conhecimento, fica muito mais fácil essa troca, essa partilha”, comenta Lucimeire de Almeida, intérprete de Libras.

A visão da importância é compartilhada pelos alunos. “Para mim a disciplina de Libras nos cursos de graduação, principalmente de licenciatura, é muito importante, porque nós aprendemos a história, aspectos culturais e a identidade da comunidade surda. E também desenvolvemos noções de expressão e interpretação da língua brasileira de sinais. É fundamental a inclusão da disciplina no ensino superior para gerar ainda mais inclusão nas escolas”, reforça Isis de Brito Bezerra, estudante de Pedagogia da PUC-Campinas.

Carlos Giacomeli
4 de abril de 2023