De acordo com o ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds University Rankings (QS Rankings Latin America), uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação e divulgado no mês de dezembro de 2014, a PUC-Campinas é a 114ª melhor Universidade da América Latina, entre as 300 avaliadas, públicas e particulares. No ranking de 2013 a PUC-Campinas ocupava a 134ª posição.

Foram levados em conta sete critérios: o de maior peso foi a reputação acadêmica de cada universidade, com 30% da pontuação, seguido pela reputação dos graduados no mercado de trabalho. Juntos, esses dois critérios somam 50% da nota.

O número de alunos por professor na sala de aula, a quantidade de publicação por professores, o número de citações por publicação, a proporção de professores com doutorado e a presença digital da instituição constituíram a outra metade da pontuação.

Vinte e um países latino-americanos têm ao menos uma universidade entre as 300 instituições que figuram no ranking. O Brasil tem o maior número de participantes: 78. O México vem depois, com 46, seguido por Colômbia (41), Argentina (34), e Chile (30).

O ranking foi criado em 2011 pela QS para avaliar as instituições do continente.

21 de janeiro de 2015