Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

PUC-Campinas sedia Seminário de Boas Práticas na Educação

As discussões focaram as ações pedagógicas para a inclusão de alunos com necessidades especiais e deficiências nas classes regulares

 

A PUC-Campinas sediou, nos dias 4 e 5 de dezembro, o IV Seminário de Boas Práticas “Ações pedagógicas para inclusão de alunos com necessidades especiais e deficiências nas classes regulares”. O evento foi realizado pela Diretoria de Ensino Campinas Leste e contou com o apoio da Universidade.

O seminário contou com a participação de 79 escolas estaduais da Diretoria Leste e apresentou as boas práticas executadas no dia a dia das escolas. Uma das ações apresentadas foi a da Escola Estadual Castinauta de Barros Mello e Albuquerque que trouxe o relato da experiência com a biointeração animal na educação especial.

De acordo com a Professora de Educação Especial, Lúcia Regina Voltani, trabalhar com animais como corujas, cães, bichos-pau, baratas de Madagascar, araras, jabutis, entre outros, melhora a qualidade de vida dos alunos. “Trabalhamos cada animal em sua especificidade e, a partir dele, trabalhamos na criança o nível de atenção, concentração, coordenação, a aprender com o diferente, observação, orientação de espaço temporal, o saber cuidar, cores, além de características físicas e da oralidade”, detalhou.

A Professora da Educação Básica, Carla Charaba, explicou que, a partir do que a criança conhece com os animais, ela começa a entrar no processo de alfabetização. “Muitos alunos começam sem conseguirem se expressar verbalmente e com a biointeração vão demonstrando que estão gostando. Este ano, focamos a alimentação saudável e trabalhamos com eles o que o cão Bob come de saudável, os alunos elegeram a cenoura e a beterraba, então plantaram, colheram e degustaram esses alimentos. Ao final do projeto, as crianças levaram uma cesta com cenouras e beterrabas para casa, junto com receitas saudáveis para o preparo desses alimentos.”

Segundo a Professora Luciane Martini, da Diretoria de Ensino de Campinas Leste, apresentar essas boas práticas que acontecem nas escolas é o momento em que se torna possível que elas extrapolem os muros das instituições. “Hoje cada vez mais estamos recebendo alunos com necessidades especiais, então, precisamos destinar o olhar para essa realidade, porque esses alunos têm o mesmo direito que qualquer outro”, ressaltou.

Para a Diretora da Faculdade de Educação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy, é importante para o Curso ter essa relação com a rede estadual de ensino, porque é o campo de trabalho de muitos dos alunos formados na Universidade, sendo que muitos deles já ingressam na rede durante o período de estágio. E, mais do que isso, é um momento de se pensar as práticas que possibilitam o acesso da criança ao conhecimento. “Cada vez mais nós temos que estar preparados para promover o aprendizado diante da diversidade e para a real inclusão. É preciso uma tomada de consciência de que temos as nossas especificidades, e diante disso, conseguir identificar como pedagogicamente a gente pode contribuir para o processo de aprendizagem do indivíduo, mostrar para a comunidade educacional que o processo de inclusão deve ser pensado de uma maneira muito mais complexa”, finalizou.

 

Confira a galeria de fotos.


Pesquisar

Veja também

Cursinho Popular da Faculdade de Arquitetura abre inscrições para 2019

Universidade participa de projeto para criar Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável

Resultado da 1ª Chamada e os Pré-Selecionados em 2ª Chamada – Vestibular Social 2019

Local da Prova do Novo Vestibular 2019

Universidade divulga lista de aprovados nos Cursos de Especialização