PUC-Campinas sedia reunião de Conselho Superior do Fórum Campinas Inovadora

A Fundação é formada por instituições e empresas de inovação e tecnologia de Campinas e região

A PUC-Campinas sediou na noite da quinta-feira (07/10) a 10ª Reunião do Conselho Superior e Curador da Fundação Fórum Campinas Inovadora. O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que também é presidente do Conselho, recebeu representantes da fundação na sede do Espaço Mescla, no Campus I da Universidade. O objetivo do encontro foi empossar novos membros e iniciar as discussões para a elaboração de um plano de desenvolvimento de projetos e ações do Fórum para os próximos cinco anos.

O Fórum Campinas completará no próximo ano 20 anos de atividades, tendo como objetivo reunir universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos e empresas ligadas à área de Ciência, Tecnologia e Inovação na região de Campinas. Em conjunto, os 24 integrantes da fundação buscam trocar experiências, implantar projetos, divulgar as inovações e produtos desenvolvidos na região e fortalecer a imagem de Campinas como centro de tecnologia.

A reunião foi a primeira presencial desde o início da pandemia da covid-19. “É uma alegria poder encontrar pessoalmente todos vocês novamente. Eu e o presidente Gurgel estamos visitando as instituições integrantes do Fórum pessoalmente, conhecendo os projetos e também os gargalos e dificuldades enfrentados por cada um”, disse o Reitor.

Segundo o Prof. Dr. Germano, esse contato direto está sendo importante para ouvir as necessidades, expectativas e dificuldades dos integrantes, ao mesmo tempo que conhece o que está sendo desenvolvido de importante por cada um deles. Com isso, estão conseguindo subsídios para elaborar o plano de ações da fundação.

O presidente Eduardo Gurgel do Amaral, que também é Diretor do Parque Tecnológico Unicamp, fez uma apresentação do que foi coletado nessas primeiras visitas e das ações da fundação, entre elas um novo portal e o Inova Trade Show, a mostra de inovação organizada pelo Fórum, que está sem sua 8ª edição e nos dias 10 e 11 de novembro terá sua segunda versão virtual.

O Vice-Reitor da PUC-Campinas, Pe. Pe. José Benedito de Almeida David, Vice-Presidente de Desenvolvimento do Fórum e um de seus fundadores, lembrou da trajetória da instituição. “É uma alegria ver que a Fundação está sempre se reinventando todos esses anos. Esse é um trabalho de gente teimosa, de criar laços constantes entre as instituições”, disse

A Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, elogiou o Espaço Mescla pela sua beleza e inovação. Também falou sobre a necessidade de consolidar a imagem de Campinas como cidade inovadora, divulgando melhor o que é produzido localmente e investindo para reter talentos.

O Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, também destacou a importância da inovação tanto para a universidade quanto para o município. Ele lembrou, em especial, do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável), projeto conjunto da PUC-Campinas, Unicamp e outras instituições de centros de pesquisa.

Também estiveram presentes representantes da maioria dos integrantes da Fundação, como Embrapa, CNPEM, CPqD, Instituto Eldorado, Techno Park, Ciesp Campinas, Campinas Tech, IMA, Softex, Venturus, Wernher von Braun, Agemcamp, ACIC, Centro da Tecnologia da Informação Renato Archer, FITec, IAC, Ital, CDRS, Instituto Biológico, Instituto de Zootecnia, Venture Hub e Sidi.

Marcelo Andriotti
8 de outubro de 2021