No sábado (16), deficientes intelectuais de diversas entidades do Estado de São Paulo disputam a terceira etapa dos Jogos, em nível estadual, de seis modalidades esportivas, nas dependências da Faculdade de Educação Física (FAEFI) da PUC-Campinas: atletismo, natação, bocha, futebol feminino unificado (em que a mesma equipe é composta de atletas com deficiência intelectual e de atletas sem deficiência intelectual), tênis e ginástica rítmica. São cerca de 180 atletas.

A disputa é classificatória para os Jogos Nacionais que ocorrem em setembro, no Rio de Janeiro, que por sua vez, podem levar os atletas ao Mundial, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2015.

Um dos responsáveis pela organização é o docente da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, Prof. Dr. Vagner Roberto Bergamo, que é voluntário na Special Olympics, organização mundial sem fins econômicos que tem como objetivo promover o esporte para pessoas com deficiência intelectual e ser a promotora dos Jogos.

“São importantes atividades programadas para a atenção aos deficientes intelectuais”, define o docente.

14 de agosto de 2014