A PUC-Campinas é a sede do 5º Encontro Nacional de Pastoral das Universidades que começa hoje (segunda-feira) e vai até dia 9 de maio, no Auditório Nobrão – Campus Central. O Encontro que tem o tema Desafios da confessionalidade na atual conjuntura socioeducacional é uma parceria do Departamento de Pastoral Universitária da PUC-Campinas, com a Universidade São Francisco (USF) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

A abertura, ocorrerá hoje, das 17 horas às 20 horas. Na terça-feira, as atividades terão início às 8 horas e término previsto para às 18 horas e contará com a participação do reitor e do professor da Universidade São Francisco (USF), frei Gilberto Gonçalves Garcia e Antonio Neres de Meira, respectivamente. Além do reitor da Universidade Católica de Goiás (UCG), Wolmir Therezio Amado. Ainda haverá uma plenária comandada pelo padre Eduardo Beltramini da PUC-Rio e uma mesa redonda coordenada pelos professores da PUC-Campinas Maria Adélia de Souza, Luiz Roberto Benedetti e Brenda Carranza.

Na quarta-feira, os trabalhos serão retomados à partir das 8 horas e terminam às 14 horas. Nesse dia serão discutidos temas como religiosidade contemporânea, modelos e universidades confessionais versus modelos de pastoral universitária e as perspectivas do trabalho universitário, que contará com a participação do coordenador da Pastoral Universitária da PUC-Campinas, padre João Bastista Cesário.

O evento discutirá algumas contradições atuais das universidades, refletir sobre a contextualização da Pastoral da Universidade dentro dessas contradições, revisar as linhas pastorais e de integração das equipes e questionar a confessionalidade das universidades a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

7 de maio de 2007