PUC-Campinas reúne conselho empresarial para debater o papel futuro da Universidade no mundo do trabalho

Encontro tem por objetivo traçar estratégias e alinhar projetos que respondam às demandas de empresas e que também contribuam para a formação de um profissional cada vez mais atualizado

A PUC-Campinas realizou, na manhã desta quarta-feira (26) no Mescla, uma reunião entre representantes da Universidade e um grupo de empresários para debater o futuro do ensino e as demandas das empresas daqui em diante, levando em conta a rápida evolução tecnológica e de processos. A meta é que o conselho empresarial realize reuniões frequentes, que devem servir como guia na busca por trazer novas competências aos estudantes e criar novas parcerias entre a academia e o mundo do trabalho.

A reunião foi presidida pelo Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e teve a presença do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; da Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas, Profa. Ma. Silvia Cristina de Matos Soares; diretores e representantes de empresas e entidades do setor de tecnologia e inovação.

Logo de início, o Reitor apresentou a Universidade ao grupo de empresários, pontuando a estrutura, os projetos realizados junto à comunidade, que já impactam 500 mil pessoas em toda a região, os convênios que ajudam a levar a instituição pelo mundo e os eixos estratégicos. Na sequência, a professora Silvia trouxe mais detalhes do Programa Mescla, apresentando a cultura de colaboração, as parcerias, os pilares e os programas de inovação desenvolvidos.

Após o raio-x da Universidade, foi a vez de os empresários colocarem pontos que definem ser de importância para que a Universidade contribua ainda mais com a formação profissional dos futuros colaboradores. Também foram apresentadas ideias de parcerias e projetos, bem como as demandas das corporações do setor para que a academia e o mundo do trabalho pudessem ter uma simbiose mais forte, como apontou Júlio Cézar Rodrigues Martorano, Superintendente da área de Inovação do CPQD. “Quando o aluno passa a ter contato por algum tempo com a realidade das empresas, ele passa a formar uma ideia do que quer ser e, eventualmente, do que não quer ser”, exemplificou. “Essa simbiose entre universidade e empresa ainda precisa evoluir no Brasil. O desafio que vemos é o alinhamento de objetivos e vocações de empresas e universidades”, completou Fernando Arruda, diretor da Samsung.

Para José Nunes Filho, membro do Conselho Diretor do Ciesp Campinas, é uma parceria que está no lugar certo para prosperar. “Nós temos um ecossistema de inovação maduro em Campinas, que está pronto para desabrochar. O Mescla é uma dessas realidades que deu certo e que já está prestando serviço para a comunidade”, reforçou.

Após os temas colocados durante cerca de três horas de reunião, ficou a certeza de um bom começo e um caminho bastante próspero. O próximo passo é a criação de grupos de trabalhos para que as propostas expostas na reunião sejam debatidas, avaliadas e desenvolvidas. “O encontro com esse seleto grupo que representa o setor produtivo local e até internacional foi muito importante. Ele trouxe contribuições para nos ajudar a pensar a nossa Universidade. E esse esforço terá continuidade em novos encontros”, adiantou o Reitor da PUC-Campinas.

“A reunião foi espetacular, superou as minhas expectativas. O nível de engajamento dos participantes foi muito grande. O desdobramento disso vai trazer frutos para a Universidade e para as empresas”, reforçou Claudio Violato, que participou da organização do encontro junto à Universidade.

Houve balanço positivo também por parte do grupo de empresários, que ficaram impressionados com a estrutura e o potencial da PUC-Campinas para receber parcerias. “Foi fantástica a reunião. Primeiro porque o grupo que foi montado é muito bom, tem a oportunidade de fazer diversos programas de interesse da PUC-Campinas. E para a Universidade, dá uma base para que ela possa fomentar os programas que ela já vinha fazendo. Inclusive, todos ficaram maravilhados com o avanço que a PUC-Campinas teve nos últimos anos e todos estamos interessados em contribuir e participar do futuro da Universidade”, comentou Flávio Grynszpan, do Instituto Icorps Brasil.

“A reunião foi esclarecedora, do ponto de vista do que é a PUC-Campinas. Sou de Belo Horizonte (MG) e a Universidade está de parabéns por esse excelente trabalho. É um privilégio sentar a uma mesa dessas e poder aprender. Nós levamos muito mais do que trouxemos. E o saldo, como o Reitor trouxe bem, é transformar tudo isso em algo concreto. Nós temos que estar preocupados com as próximas gerações, dar a eles motivo para querer ser alguém”, afirmou Marcelo Eskenazi Magalhães, da Usina São Martinho.

“É admirável de uma reunião sair todo esse processo, que é o que tem um valor incrível e mostra a capacidade de realização da entidade”, salientou Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi).

Carlos Giacomeli
26 de abril de 2023