PUC-Campinas recebe Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas

Programação terá dois dias de cursos e jogos começam na sexta-feira, nas dependências da Faculdade de Educação Física

A PUC-Campinas sedia a partir de hoje (28) até o próximo sábado, 1º de julho, a programação completa do Torneio Regional de Rugby em Cadeira de Rodas. A agenda contará com dois dias de cursos e jogos a partir desta sexta-feira (30), com os principais times do estado de São Paulo. O vencedor garante vaga no torneio Copa dos Campeões, em dezembro, realizado pela ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) e que, em 2023, contará com organização da ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas).

Nos dois primeiros dias, ocorrem os cursos preparatórios de arbitragem e para os atletas. Os jogos acontecem no Ginásio da Faculdade de Educação Física, no Campus I da Universidade, na sexta e no sábado, e terão entrada gratuita para o público. A final está prevista para sábado (1º de julho), às 15h30.

Quatro equipes estarão na disputa pelo título do campeonato: ADEACAMP (Associação de Esportes Adaptados de Campinas), GIGANTES (Associação de Esportes e Cultura Superação), RONINS Esporte e Cultura, e MSB (Movimento Superação).

Para a Profa. Dra. Giovanna Saroa, diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, trata-se de um evento de extrema importância para a Universidade. “Como diretora da Faculdade de Educação Física estou muito feliz em sediar pela primeira vez aqui na PUC-Campinas um campeonato paulista de rugby em cadeiras de rodas. Para nossos alunos que vão fazer o curso de arbitragem e trabalhar como voluntários é extremamente rica a experiência”, explica.

Ademir Souza, presidente da ADEACAMP e um dos organizadores do evento, falou sobre a responsabilidade de estar à frente do evento. “Em agosto a ADEACAMP completa 15 anos de atuação desenvolvendo esportes para pessoas com deficiência e, para comemorar, nada melhor do que realizar, em parceria com a ABRC, o Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas. Nós ficaremos honrados em receber os jogadores, equipes técnicas e voluntários em nossa cidade”, disse.

“A realização em Campinas é muito importante para o fomento da modalidade nas cidades e também dos profissionais da área. A gente espera um grande evento”, disse o presidente da ABRC, José Higino Oliveira Souza.

Para Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto Rugby em Cadeira de Rodas da ADEACAMP, a estruturação das competições paraolímpicas é fundamental para o esporte. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do rugby enquanto esporte de inclusão e contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte. Mais do que resultados, esperamos que a equipe se mostre eficiente perante as equipes da primeira divisão que enfrentaremos na competição e na temporada 2023”.

Confira a tabela de jogos:

Sexta-feira, 30 de junho

9:00 – ADEACAMP X GIGANTES