Na quinta-feira, dia 27/11, o Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira divulgou os vencedores do 6º Prêmio Cândidos Jornalistas. A PUC-Campinas venceu nas categorias “Trabalhos Universitários” e “Parceiros da Saúde Mental”.

O trabalho universitário em questão é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Loucos por Jornalismo: o uso da comunicação social como meio de inclusão social”, desenvolvido em 2007 pelos alunos Andréia Dorta, Cleyton Jacintho e Lucimeire ramalho. Por ceder o Laboratório de Imagem e Som, do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), a Universidade recebeu o Prêmio de “Parceiros da Saúde Mental”.

O Prêmio visa reconhecer os meios de comunicação que durante o ano produziram material sobre o tema da saúde mental. Este ano foram 67 reportagens e trabalhos na disputa.

Os finalistas foram escolhidos “Jornalistas do Cândido” – equipe de usuários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que desenvolve os veículos de comunicação da instituição: Ponto de Cultura Rádio Comunitária “Maluco Beleza” e “Jornal C@ndura: Espaço Aberto para um Novo Pensamento”.

Confira os vencedores em cada categoria:

Trabalhos Universitários: Andréia Dorta, Cleyton Jacintho e Lucimeire Ramalho da PUC-Campinas com o Projeto-experimental de conclusão do curso de Jornalismo/2007 intitulado “Loucos por Jornalismo: o uso da comunicação como meio de inclusão social”.

Parceiros da Saúde Mental: Pelo empréstimo da estação de rádio do Laboratório de Imagem e Som, do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas.

Jornalismo Impresso: Evelyn Nerme do Diário do Povo, com “Eulina faz festa para receber o Caps”.

Jornalismo Online: Caroline Nunes do Jornal Local com a matéria “Cândido Ferreira inaugura oficina artesanal de Ladrilho Hidráulico”.

Telejornalismo: Adriene Emergente do Jornal Rede Família com “Trabalhos artesanais em um Hospital Psiquiátrico em Campinas”.

Radiojornalismo: Sergio Rodrigues e Domingos Nicolucci Filho da Rádio Educativa Campinas com “Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é modelo”.

Fotojornalismo: Patrícia Santos do jornal O Estado de São Paulo, com “25% dos presos têm doença mental”.

Trabalhos Técnicos: Wilson Smanhoto e Pedro Sardeli cinegrafistas da TV Band, com “Alcoolismo foi tema do 1º Seminário Nacional de Saúde Mental”; Alex Barbosa cinegrafista do Jornal Rede Família, por “Trabalhos artesanais em um Hospital Psiquiátrico em Campinas”.

28 de novembro de 2008