PUC-Campinas recebe painel do Prêmio Design MCB

_W2A5182

A PUC-Campinas recebe, até 15 de novembro, a mostra itinerante do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que em 2016 celebrou a 30ª edição do evento. Em formato de painel expositivo, a mostra  reproduz a linha do tempo de todos os trabalhos premiados desde a primeira edição, em 1986. A exposição está localizada na Praça de Alimentação do Campus I.

A itinerância da exposição tem como propósito levar ao conhecimento dos estudantes um pouco da história do design brasileiro, contada a partir do recorte do Prêmio Design MCB, o principal e mais antigo do segmento no País. Além disso, espera-se inspirar os alunos à criação de seus próprios trabalhos.

Antes da exposição na PUC-Campinas, a mostra itinerante esteve na Universidade Anhembi Morumbi (campus Morumbi), Centro Universitário Senac – Santo Amaro, FAU USP e na FAU Mackenzie. Depois, seguirá para outras instituições de ensino de São Paulo.

O MCB também apoiu a PUC- Campinas no Brainstormers 2017 – Jornada de Design Digital, evento que aconteceu no Auditório CCHSA (Cardeal Agnelo Rossi) – Campus I. Em sua terceira edição e organizado pelos professores e alunos do Curso de graduação em Design Digital, o evento  contou com a presença de mais de dez profissionais renomados em painéis de debate, discutindo temas como criatividade, inovação, design editorial, motion design, branding, identidade visual, identidade verbal, entre outros assuntos que repercutem em um mundo simultaneamente global e regional.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação – a mais tradicional e prestigiada do segmento no país – revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

Mostra itinerante: Linha do tempo Prêmio Design MCB