PUC-Campinas recebe o Cardeal Dom Giuseppe Versaldi do Vaticano em novembro

Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé participará do Colóquio “A Educação Superior Católica à Luz do Instrumentum Laboris: Educar Hoje e Amanhã. Uma Paixão Que Se Renova”

A PUC-Campinas recebe, no mês de novembro, a visita do Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, em Roma, Cardeal Dom Giuseppe Versaldi, que participará do Colóquio “A Educação Superior Católica à Luz do Instrumentum Laboris: Educar Hoje e Amanhã. Uma Paixão Que Se Renova”, organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro de 2018, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da Universidade. O evento contará também com a presença do Prof. Dr. Pe. José Aguiar Nobre, Pesquisador de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Paraná, e do Prof. Dr. Samuel Mendonça, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas. (Confira a programação completa abaixo)

O Cardeal Dom Giuseppe Versaldi irá proferir as conferências “A Contribuição da Fé para uma Razão Aberta à Verdade” e “A Pedagogia Evangélica: Alma do Ensinamento Cristão”, respectivamente, nos dias 21 e 22 de novembro, às 9h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I da Universidade.

Ainda como parte de suas atividades, no dia 24 de novembro, o Cardeal Dom Giuseppe Versaldi presidirá a Missa, às 9h, na Catedral Metropolitana de Campinas.

Cardeal

Formado em Psicologia, com Doutorado em Direito Canônico, obteve o título de advogado da Sagrada Rota Romana em 1981. Foi Bispo de Alessandria (2007-2012), Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé (2011-2015), Cardeal-diácono do Sagrado Coração (2012) e é o atual Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé (2015).

Colóquio

O tema escolhido trata das características fundamentais das escolas e universidades católicas, assim como dos desafios que estas instituições têm em seu projeto para cumprirem bem a sua missão. O documento Instrumentum Laboris tem o objetivo de propor uma reflexão sobre a importância da educação católica e de promover ações de atualização e formação.

A participação é aberta a toda comunidade. As inscrições para o Colóquio poderão ser feitas pelo Portal da Universidade (www.puc-campinas.edu.br/eventos) ou, até o início de cada atividade, no local em que ocorrem. A emissão de Certificados de Participação no Colóquio estará condicionada à inscrição e à participação no evento.

Confira a programação:

21/11/2018
9h – ABERTURA – Apresentação Cultural
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I da PUC-Campinas
9h30 – CONFERÊNCIA: “A Contribuição da Fé para uma Razão Aberta à Verdade”
PALESTRANTE: Cardeal Dom Giuseppe Versaldi – Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé

Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I da PUC-Campinas
20h – CONFERÊNCIA: “Responsabilidade Educativa na Perspectiva do Instrumentum Laboris
PALESTRANTE: Prof. Dr. Samuel Mendonça – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e das Faculdades de Direito e de Educação

22/11/2018
9h – Apresentação Cultural
Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I da PUC-Campinas