PUC-Campinas recebe certificado na Prefeitura por serviços na comunidade

Certificado “Empresa Amiga de Campinas” foi conferido por atividades realizadas pela Universidade durante o ano de 2022

A PUC-Campinas foi homenageada nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, na Prefeitura Municipal pelos serviços prestados à comunidade. A Universidade recebeu o certificado “Empresa Amiga de Campinas”. Estiveram presentes no Paço Municipal a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Dra. Alessandra Borin Nogueira; a Prof. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas; o Prof. Dr. Vanderlei Palandrani Júnior, Gestor do Vitalità e a Prof. Me. Elisângela Rodrigues de Ávila, responsável pela coordenação dos serviços prestados pela Assistência Judiciária.

A homenagem foi entregue à Universidade pelo prefeito de Campinas Dário Saadi e pela secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

As ações reforçam o compromisso social da PUC-Campinas de, cada vez mais, atuar de forma a contribuir na comunidade. “É um indicador do quanto a PUC-Campinas impacta socialmente e beneficia as comunidades no entorno dela, apoiando as políticas públicas municipais”, explica a professora Alessandra Borin Nogueira.

A cerimônia que credenciou a Universidade com o certificado foi realizada como agradecimento pelas atividades desenvolvidas em parceria com o poder público no ano de 2022, entre elas, rodas de conversa sobre saúde do idoso, mitos e verdades sobre o envelhecimento e palestras também abordando a terceira idade no trânsito. Estas ligadas ao Centro Vitalità, que teve o apoio da Coordenadoria Setorial de Políticas Públicas para à Pessoa Idosa.

“É importante quando a gente identifica quais são as necessidades da população idosa e consegue propor ações específicas. Nós apoiamos o junho violeta – mês de prevenção à violência contra a pessoa idosa -, e realizamos algumas ações. Nós somos uma Universidade amiga do idoso. Isso também significa ser amigável com a cidade e entender a importância que as ações e políticas públicas cheguem aos grupos específicos. Esse reconhecimento é algo muito positivo, porque reforça que a Universidade está cumprindo seu papel”, explica a professora Mariana Reis Santimaria.

Além disso, atividades da Faculdade de Direito também marcaram presença no ano passado, como uma ação realizada no Jardim Florence, onde alunos e professores estiveram em um estande para orientar a população e dar encaminhamentos para pessoas que estiveram no local com alguma dúvida jurídica.

“É o reconhecimento que se faz pelo trabalho durante esses anos todos e só reforça nosso papel extensionista enquanto serviço de assistência judiciaria. É uma honra receber um título reconhecendo esses serviços, em nome da Universidade. Isso só qualifica ainda mais o trabalho desenvolvido na Faculdade de Direito”, comenta a professora Elisângela Rodrigues de Ávila.

O prefeito Dário Saadi reconheceu a importância das ações na comunidade. “Fazemos aqui um gesto de agradecimento. A celebração não é da prefeitura. O evento é de quem colaborou, de quem é voluntário e de quem quer uma cidade mais justa”, afirmou.

Carlos Giacomeli
7 de fevereiro de 2023