PUC-Campinas realiza XVIII Mostra de Cinema – Tema: Clássicos

Os filmes serão exibidos no prédio H02 – Sala 900, do Campus I, durante os dias 27, 28, 29, 30 e 31 de agosto

Durante os dias 27, 28, 29, 30 e 31 de agosto, a PUC-Campinas realiza a XVIII Mostra de Cinema. Os filmes serão exibidos no prédio H02 – Sala 900, do Campus I da PUC-Campinas. Nesta edição, a proposta é exibir filmes que fazem parte da história do universo cinematográfico, pois estes contribuem para o conhecimento dos membros da comunidade interna.

A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem busca dar enfoque aos aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. A inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio que contribui para a mudança social.

Para essa Mostra de Cinema, serão apresentados filmes clássicos que marcaram as décadas de 50, 60, 70, 80 e 90, que abordam diversos temas relevantes na sociedade e gêneros, como thriller, suspense, drama, entre outros.

Confira a programação:

mostra de cinema clássicos

SINOPSE DOS FILMES

1. “Cantando na chuva” (1952 – 1h43) – Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso, e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Com a decisão de produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam, entretanto, superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.
  1. “Mary Poppins” (1964 – 2h20) – Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Trazida pelo vento em um guarda-chuva voador, uma babá com poderes mágicos aparece para transformar a triste rotina da família.
  1. “Laranja Mecânica(1971 – 2h17) – O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.
  1. “De volta para o futuro” (1985 – 1h56) – Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.
  1. “Edward Mãos de Tesoura” (1990 – 1h45) – Peg Boggs é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward, jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isso o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Fonte imagem: fergregory / 123RF Imagens

Silvia Perez de Freitas