A Faculdade de Pedagogia da PUC-Campinas realiza de 19 a 21 de outubro o IV Seminário da Faculdade de Educação sobre a formação de professores e o III Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação. Neste ano, o evento será realizado junto com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.

A proposta dos Seminários é discutir a Educação Básica, as políticas e as práticas de avaliação nos sistemas públicos de ensino e privadas, focando principalmente na educação básica. Para a professora da Faculdade de Pedagogia Geisa do Socorro Vaz Mendes, o seminário mostra a integração que ocorre entre as atividades do ensino e da pós-graduação. “É um incentivo para o aluno dar continuidade ao seu processo de formação”, afirmou a professora.

Entre as atividades haverá palestras com a professora da fundação Carlos Chagas Clarilza Prado de Souza e professora da Universidade de Brasília (UnB) Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Além da realização de oficinas, exposição de pôsteres e mesa redonda com professores da rede municipal.

Para a professora da pós-graduação Vera Lúcia de Carvalho Machado, as atividades contribuem para a troca de experiências de professores e alunos. “A avaliação faz parte do processo pedagógico do professor. Atualmente vivenciamos várias políticas de avaliação no país”, explicou a professora.

Todas as atividades do Seminário serão realizadas nas salas 800, 900, 309, 311 e 313 do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA). A programação completa do evento está disponível no site www.puc-campinas.edu.br.

Dia 19 de outubro – segunda-feira

9h
Abertura: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Graduação, Diretoria do CCHSA, Direção da FAEDUC, e Coordenação de Pós-Graduação.

9h30
Palestra: “Políticas e práticas de avaliação na educação brasileira” – Profª. Drª. Clarilza Prado de Souza (fundação Carlos Chagas/PUC-SP/Capes).

14h às 16h

Oficina: “Avaliação na Educação”
Participantes: Profª. Geisa Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Profª. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid e Profª. Mônica Martinez de Moraes (Docentes da PUC-Campinas).

19h às 22h
Mesa Redonda: “Teoria e prática da avaliação em larga escala na educação básica”. Participantes: Prof. Antonio Miguel (Pesquisador – Unicamp) Profª Norma Sandra F. de Almeida (Pesquisadora – Unicamp), Profª. Eliana Souza (Coordenadora de Avaliação – SME – PMC) e Profª. Eliane Nascimento Gil Dias (E.M.E.F “Corrêa de Melo”) .

Dia 20 de outubro – terça-feira
9h às 12h Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiências.

14h às 17h
Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiências.

19h às 21h

Palestra: “A política de avaliação na educação básica”.
Profª. Dra. Benigna Maria de Freitas Villas Boas – Universidade de Brasília – UnB
Dia 21 de outubro – quarta-feira

ENCERRAMENTO

9h às 12h
Palestra: “A política de avaliação na educação básica”.
Local: Prédio H1
Salas: 800 e 900