PUC-Campinas realiza Oficina de Sustentabilidade em Hortolândia

Professores do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade fizeram palestras

Foi realiza na manhã de quinta-feira (24/11) a “Oficina de Sustentabilidade na Cidade”, projeto da PUC-Campinas em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O evento foi no teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, e reuniu cerca de 120 pessoas, entre servidores, secretários municipais, professores da instituição de ensino superior, o prefeito Zezé Gomes e o ex-prefeito de Monte Mor Rodrigo Maia.

A oficina é realizada por meio das secretarias de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica e de Finanças, com o apoio da Escola de Gestão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal. O projeto visa despertar os municípios da região para reconhecerem potencialidades, identificarem desafios e traçarem estratégias para atingir metas que garantam melhor qualidade de vida aos cidadãos e às futuras gerações. Também pretende mostrar a importância do planejar e executar de forma a garantir a sustentabilidade na cidade.

Os quatro palestrantes, os professores Cândido Ferreira da Silva Filho, Diego de Melo Conti, Duarcides Ferreira Mariosa e Orandi Mina Falsarella, abordaram temas como Cidades e o Desenvolvimento Sustentável, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Indicadores na Gestão Sustentável de bacias hidrográficas e Bacias hidrográficas inteligentes utilizando TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) para minimizar os desafios da Segurança Hídrica.

“Como universidade temos o compromisso de buscar o diálogo de forma a compartilhar os conhecimentos, pensando na realidade das cidades, principalmente, das pessoas. Nosso desafio não está somente nas questões do clima, mas também na comunicação entre os agentes públicos, privados, acadêmicos e sociedade. Esta oficina é o primeiro passo”, ressaltou a coordenadora do PPG em Sustentabilidade da PUC-Campinas, Profa. Dra. Bruna Ângela Branchi.

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Marcelo Andriotti