PUC-Campinas realiza o 19º Encontro de Dança do CCA

No dia 23 de maio, o Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas promove o 19º Encontro de Dança, a partir das 19h30, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da Universidade.

O encontro de 2018 acontecerá em dois momentos: Das 19h30 às 20h30, haverá uma mostra com os trabalhos do grupo de Dança do CCA e convidados, e das 20h30 às 21h30, ocorre uma conversa entre os responsáveis por cada trabalho e público presente sobre processos de criação e comentários a cerca dos trabalhos expostos.

O 19º Encontro de Dança será aberto ao público de Campinas, em especial aos alunos, funcionários e professores da comunidade universitária, e conta com a presença de grupos de dança da cidade de Campinas e região.

O evento tem como objetivo introduzir a dança no conhecimento e apreciação como uma prática cultural, estimular o espírito de diálogo com outros grupos e principalmente difundir a Dança no meio universitário, formando público para uma vivência artística.

Conheça um pouco sobre as performances que serão apresentadas:

BRUNO DE CASTRO Cia do Movimento – coreografia: “QUE FOI?” / “CHICAGO”

Espaço dedicado ao bem-estar e fazer artístico integrando Dança e Yoga – estúdio – Rua Dr Carlos Mendes de Paula, 601 / (https://www.facebook.com/brunodecastrociadomovimento/)

GRUPO MEANDROS* – coreografias: “AURORA 573” / “MUDAR DE PELE”

Criado em 2010 na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Grupo Meandros surgiu de uma parceria entre alunos bailarinos universitários e do professor Odilon José Roble. Por meio da exploração do movimento a partir de experimentações em criação e em técnicas de dança, o grupo veio se constituindo como uma opção de conhecimento e experiência na linguagem da dança, além do interesse pela pesquisa da filosofia e sua relação com a arte. No ano de 2011, apresentou seu primeiro espetáculo “Homeostase”. Já em 2012, “Jeux”. Em 2014, com “Íntimo”, o grupo Meandros passa a ter importante papel na representação e criação artística dentro da universidade e fora dela, passando a se apresentar em diversas cidades do interior de SP. Em 2015, “Impressionismos” deu ao grupo a certeza pela busca do reconhecimento de seu trabalho. Preocupado também com a construção crítica de seus bailarinos e do público de dança, também realiza debates formativos, trocas de experiências entre artistas e projetos sociais.  (Texto cedido pelo grupo)

CIA RUBRICAS – coreografia: “PELES”

Cia Rubricas é um coletivo de Estudantes oriundo do curso de Dança da UniMetrocamp – Wyden.

GRUPO KÊ – coreografia: “INBOX”

Criado em 2011 pela professora Renata Nista Spis, o Grupo Kê tem como objetivo utilizar a Dança e o Teatro artisticamente, e também como instrumentos transformadores de seus participantes e do público envolvido. É formado atualmente por 15 integrantes de idades entre 09 e 31 anos, sendo dez meninas e três rapazes. A diversidade de idades, realidades e corpos é uma das principais características do grupo e do trabalho desenvolvido. Os “artistas-arteiros”, como brinca Renata, foram selecionados não apenas por suas características físicas e qualidade técnica, mas também por apresentarem um “algo a mais”, um diferencial chamado pela também coreógrafa de “alma de artista”. O grupo tem uma rotina semanal de aulas livres de balé clássico, de Ponta, de dança contemporânea e de Teatro, além dos ensaios, sempre com profissionais com formação universitária em Dança ou Artes Cênicas. Uma vez por mês uma Oficina diferente é oferecida exclusivamente para os integrantes do grupo, para que possam experimentar variadas vivências corporais de acordo com o trabalho em que acreditamos, além de terem contato com outros profissionais da área. Para complementar a formação artística, são feitos frequentemente intercâmbios com profissionais da Dança e do Teatro, como os encontros com a direção do Ballet Stagium (Marika Gidali e Décio Otéro) em 2012, com o Grupo de Dança da Faculdade de Educação Física da Unicamp e com o ator mirim de Teatro Musical, Matheus Braga, ambos em 2014. São também promovidos passeios culturais para exposições, museus e espetáculos. É por acreditar na função social da arte, o Grupo também desenvolve regularmente ações como trabalhos voluntários em orfanatos, asilos etc.(Informações no site do Grupo)

CIA ANIMUS – coreografia: “ÉROS”

Cia Animus é um coletivo de Estudantes oriundo do curso de Dança da UniMetrocamp – Wyden.

Grupo de Dança do CCA/PROEXT – PUC-Campinas – coreografia: “ETERNO RETORNO”

O Grupo tem como objetivo divulgar a arte da Dança, promovendo a interação dessa arte com outras formas de manifestações artísticas, facilitando a formação e o aprimoramento do integrante como cidadão crítico e reflexivo da sua realidade, de forma a estimular o seu potencial criativo e expressivo. Além de ampliar a propriocepção, levaremos a arte da Dança ao patamar de reconhecimento do corpo, o seu próprio e do outro, como potência, realizando aquilo que podemos concatenado com um querer de caráter lúdico que este fazer traz intrínseco a sua prática.

Serviço:
19º Encontro de Dança