PUC-Campinas realiza mesa redonda em homenagem à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Série de eventos acontece no Campus II durante o dia 10 de agosto

A PUC-Campinas promove nesta quarta-feira, 10 de agosto, uma programação especial em homenagem à Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento terá início às 7h30 e será no auditório Monsenhor Salim, no Campus II.

A abertura contará com uma apresentação do Coral Infantil do Colégio Pio XII e depois haverá uma mesa redonda sobre o tema: “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, com a coordenação da Profa. Me. Maria Aparecida Gamper, Docente da Faculdade de Enfermagem e Integradora Acadêmica de Graduação do Centro de Ciências da Vida. As palestrantes são a enfermeira Márcia Regina da Silva, Consultora Internacional em Aleitamento Materno e Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Maternidade São Luiz, em São Paulo; e a Fonoaudióloga Gisleine Fonseca Batista de Oliveira, Consultora em Amamentação pelo CEFAC e Preceptora dos Programas em Residência Multiprofissional de Urgência e Trauma, Saúde da Mulher e Saúde da Criança do Hospital PUC-Campinas.

“Vejo de grande valia esse momento de parada e reflexão durante o mês de agosto, justamente pela importância que se deve dar ao aleitamento materno, no sentido da educação e de dar o respaldo para a família e a mulher nesse momento que ela necessita. A gente tem um índice de desmame precoce justamente pela falta de informação”, explica a professora Maria Aparecida Gamper.

Após a mesa redonda, será apresentada a Comissão de Aleitamento Materno do Hospital PUC-Campinas e depois um estudo clínico sobre o aleitamento materno.

Para se inscrever e participar do evento, basta clicar aqui.

O evento parte dos objetivos de informar a população sobre o seu papel de fortalecer a amamentação, de vincular a agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que destaca os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

Programação (10/08):

• 7h30  – Abertura
  • 8h30 – Apresentação do Coral Infantil do Colégio Pio XII
  • 9h00 – Mesa Redonda: Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando
  • 10h45 – Comissão de Aleitamento Materno do Hospital PUC-Campinas
  • 11h15 –  Estudo Clínico – Aleitamento Materno

Semana Mundial de Aleitamento Materno

A “Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM)” foi criada no ano de 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA. Ela faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Esta semana tem como objetivo promover as metas da “Declaração De Innocenti”, considerada veículo para promoção da amamentação. Ela ocorre simultaneamente em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena, desde 1999, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país. Desde 1992, a SMAM é comemorada na primeira semana de agosto. Em abril de 2017, Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituindo o “Agosto Dourado” como o mês do aleitamento materno.

Carlos Giacomeli
9 de agosto de 2022