Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas realiza III Encontro de História Antiga e Arqueologia Clássica nos dias 29 e 30 de novembro

 

A PUC-Campinas realiza nos dias 29 e 30 de novembro, das 14h às 22h, o III Encontro de História Antiga e Arqueologia Clássica, na Sala 304, no Prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, no Campus I da Universidade.

Parte da tradição da Faculdade de História e organizado pelo Prof. Dr. Fábio Morales, o encontro tem por objetivo promover as atividades de pesquisa na área da História Antiga e da Arqueologia Clássica, abrindo espaço para que alunos e ex-alunos da PUC-Campinas apresentem pesquisas em andamento e dialoguem com pesquisadores de outras universidades.

Confira a programação:

Dia 29/11 (Quarta-Feira)

 

Mesa 1 (14h-16h)

Diego Henrique Pires, “O Espártaco de Plutarco: representação como recepção nas Vidas Paralelas (século II d.C.)”

Graduado em História pela PUC-Campinas, onde realizou iniciação científica em História das religiões e religiosidades, e trabalho de conclusão de curso sobre história romana e literatura grega imperial.

Pedro Luis de Toledo Piza, “Conexões e integração entre comunidades cristãs no Mediterrâneo antigo, 50-325 d.C.”

Graduado em História e mestre em História Social pela USP, com dissertação sobre as cartas de Inácio de Antioquia e o cristianismo na província da Ásia no século I e II d.C..

Gabriel Cabral Bernardo, “Mare Laconum: os espartanos e a utilização do mar na Lacônia”

Graduado em História e mestrando em História Social pela USP, onde realiza pesquisa sobre o conceito de honra na sociedade espartana.

Bruno dos Santos Silva, “Da Turdetânia à Bética: a historiografia de uma região”

Graduado em História, mestre e doutorando em História Social pela USP, onde realiza pesquisa sobre a história e a arqueologia da Península Ibérica na Antiguidade.

Mesa 2 (16h30-18h30)

 

Aline Saes Rodrigues, “Tribunais atenienses e o controle ideológico das mulheres”

Graduada em História e Mestranda em História Social pela USP, onde realiza pesquisa sobre a presença das mulheres nos tribunais atenienses no período clássico.

Michely Faustino, “Gênero, religião e poder: a iconografia de Tyche nas moedas do Mediterrâneo Oriental (sécs. I-II d.C.)”

Graduanda em História pela PUC-Campinas, onde realiza trabalho de conclusão de curso sobre numismática provincial romana.

Ana Paula de Souza Freitas, “As tanagras e o contexto doméstico na Grécia de época helenística”

Graduada em História pela PUC-Campinas e mestranda em Arqueologia da USP, onde realiza, com bolsa CNPq, pesquisa de mestrado sobre escultura e arqueologia helenística.

Mesa 3 (19h20-21h30)

Camila da Silva Condilo, “Relações ‘eu’ e ‘outro’ na concepção histórica de Heródoto: O caso egípcio”

Graduada em História pela UNESP, mestre em História Social pela USP, doutora em Classics pela Universidade de Cambridge e pós-doutoranda pela USP, realiza pesquisa sobre historiografia, epistemologia e cultura acadêmica grega.

Sarah Fernandes Lino de Azevedo, “Feminismo e escrita da história das mulheres romanas durante o século XX”

Graduada e Mestre em História pela UFOP, Doutora em História Social pela USP, onde realizou pesquisa sobre o adultério e a violência contra a mulher no mundo romano.

Ivana Lopes Teixeira, “Pintura triunfal e relevos comemorativos: correspondências visuais na cultura material e textual da República ao Império Romano”

Professora de História Antiga da Faculdade de São Bernardo, é graduada em História, Mestre em Arqueologia e Doutora em História Social pela USP, onde realizou pesquisa sobre literatura enciclopédica romana.

Dia 30/11 (quinta-feira)

Mesa 4 (14h-16h): Culturas materiais e textuais na Grécia arcaica

Juliana Figueira da Hora, “Os santuários de Tasos e os cultos arcaicos no Egeu”

Graduada em Letras, Mestre e Doutoranda em Arqueologia pela USP, onde realiza pesquisa sobre cerâmica de Thasos no período arcaico.

Francisco Sabadini, “A cerâmica geométrica das Cíclades”

Graduado em História pela UNESP, mestre e doutorando em Arqueologia pela USP, onde realiza pesquisa sobre a cerâmica geométrica grega.

Ana Paula Nicolau, “Safo de Lesbos: gênero, integração e poesia na Grécia Arcaica”

Graduanda em História pela PUC-Campinas, onde realiza pesquisa sobre poesia grega arcaica.

Amanda Beatriz Soares Colombini, “Atena Promachos: um debate historiográfico sobre a iconografia das ânforas panatenaicas (550-530 a.C.)”

Graduanda em História pela PUC-Campinas, onde realiza pesquisa sobre cerâmica grega arcaica.

Mesa 5 (16h30-18h30): Política, estratégias sociais e epigrafia

Carolina Velloza Ferreira , “A relação entre a necessidade da manutenção da ordem cósmica e a natureza híbrida do faraó”

Graduada em História e mestranda em História Social pela USP, onde realiza pesquisa sobre a divindade do faraó egípcio do período de Amarna.

Anita Fattori, “Agricultura e poder local no período paleobabilônico: obrigações e taxações nas cartas de Tell Harmal”

Graduada em História pela PUC-Campinas e mestranda em Estudos Culturais pela USP, onde realiza pesquisa sobre saberes e administração mesopotâmica no período paleobabilônica.

Leandro Penna Ranieri, “Usos da história (das fontes) da Assíria”

Graduado em Ciência da Atividade Física, mestre em Estudos do Esporte e doutorando em História Social pela USP, onde realiza pesquisa sobre concepções de corpo na Assíria.

Filipe Silva, “A contribuição da epigrafia para o estudo dos libertos na Roma Antiga (Século I d.C): propostas iniciais”

Graduado em História pela PUC-Campinas, mestre e doutorando em História pela UNICAMP, onde realiza pesquisa sobre comércio e poder no Império romano.

Mesa 6 (19h20-21h30)

Camila Aline Zanon, “A Teogonia de Hesíodo: ordem de Zeus e ordem de Gaia”

Graduada em Letras, mestre em Arqueologia e doutora e pós-doutoranda em Letras Clássicas pela USP, onde realiza pesquisa sobre poesia grega no período arcaico.

Gilberto da Silva Francisco, “Vasos de Atenas, vasos do Mediterrâneo: uma observação dos contextos das ânforas panatenaicas”

Professor de História Antiga da UNIFESP, é graduado em História, mestre, doutor e pós-doutor em Arqueologia Clássica pela USP, onde realizou pesquisa sobre cerâmica grega do período arcaico ao imperial.

Uiran Gebara da Silva, “Camponeses da Gália Tardo-Romana: consumo, ascensão social e crise”

Graduado em História, mestre, doutor e pós-doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, onde realiza pesquisa sobre história e arqueologia dos camponeses na Antiguidade Tardia.

 

Serviço:
III Encontro de História Antiga e Arqueologia Clássica
Data: 29 e 30 de novembro
Horário: Das 14h às 22h
Local: Sala 304, no Prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, no Campus I da PUC-Campinas

 

 



Silvia Perez de Freitas
23 de novembro de 2017