Faculdade de Jornalismo

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promove no dia 27 de outubro, o Encontro de Editores, que traz como tema a importância da cobertura jornalística nas eleições. O evento será realizado na Sala 800, no Campus I, nos períodos matutino e noturno. O Encontro de Editores é um evento tradicional da Faculdade de Jornalismo e é direcionada a estudantes, professores, ex-alunos e profissionais.

O objetivo do encontro deste ano é discutir a cobertura jornalística, e sua importância nas eleições. O evento será o momento para refletir sobre as coberturas que pautaram os acontecimentos políticos nacionais e internacionais deste ano, que foi marcado por eleições municipais, impeachment e eleições americanas. O Encontro dos Editores pretende discutir a forma como a cobertura política é produzida e o seu papel na formação da democracia.

Programação

O evento ocorrerá no dia 27 de outubro de 2016, quinta-feira, na Sala 800 – Campus I – Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP. De manhã, das 8h às 10h30, será realizada uma palestra com Rose Guglielminetti, sobre blog e cobertura política. Em seguida, das 10h30 às 11h30, ocorrerá uma oficina sobre fotojornalismo nas eleições, com Carlos Bassan, e a premiação do I Concurso de Fotografia Redação Modelo. À noite, das 19h30 às 22h30, participarão o jornalista Paulo Nicolau, escritor do livro “Telejornalismo na prática”, e o assessor político Marcelo do Canto.

Os Palestrantes

Manhã – 8h às 11h30

Rose Guglielminetti é editora do Jornal Metro/Campinas e comentarista de política na Rádio BandNews (106,7). Formada em Jornalismo pela PUC-Campinas, já foi repórter do Correio Popular, e é autora do “Blog da Rose”, um espaço direcionado a política, com cobertura de eleições e notícias sobre o tema.

Carlos Bassan, é repórter fotográfico na Prefeitura Municipal de Campinas, também atuou no Jornal Metro, Rede Anhanguera de Comunicação, jornais Correio Popular e Diário do Povo e Revista Metrópole, todos na cidade de Campinas. Bassan, tem imagens publicadas nos jornais: Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

Noite – 19h30 às 22h30

Paulo Nicolau é autor do livro “Telejornalismo na prática”, que aborda os bastidores do telejornalismo e a apuração das notícias. Trabalhou na EPTV Campinas, foi Chefe de Redação da TV Record e Diretor Nacional de Jornalismo do SBT. Em 2005, ganhou o Prêmio Esso de Telejornalismo. Formado em Jornalismo pela PUC-Campinas, ele possui a sua própria produtora de vídeo, a Maracajá, que produz vídeos para TV, internet e mobile.

Marcelo José do Canto é formado em Jornalismo pela PUC-Campinas, e hoje trabalha como diretor de comunicação na Canto Comunicação. Já trabalhou na Rede Anhanguera de Comunicação, Correio Popular, Câmara Municipal de Campinas e na Rádio CBN.

(Com informações da Redação Modelo)

Eduardo Vella
26 de outubro de 2016