Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Acontece nos dias 08 e 09 de abril (quarta e quinta-feira), das 18h às 22h30, no Auditório Monsenhor Salim – Campus II da PUC-Campinas – Avenida John Boyd Dunlop, s/nº – Jardim Ipaussurama – a III Jornada de Toxicologia, promovida pela Faculdade de Medicina.

 

A Jornada de Toxicologia visa promover aprofundamentos técnico-científicos na área da Toxicologia a todos os discentes da área da saúde.

Em 2015, a III Jornada de Toxicologia terá palestras com especialistas na área de intoxicações, os quais discutirão temas como: Uso de animais na pesquisa clínica nos estudos de toxicidade, Toxicologia forense, uso de drogas, abordagem toxicológica em situações de emergência, e outras formas de intoxicação.

Programação:

08 de abril

19h00 – O uso de animais em pesquisa pré-clínica e métodos alternativos para avaliação da toxicidade
Dra. Vanessa Fontana

Pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Genética e Doutora em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Possui curso em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Atualmente atua como pesquisadora no grupo de Descobrimento de Fármacos para Doenças Negligenciadas no Laboratório Nacional de Biociências.

20h30 – Emergências em Toxicologia
Profa. Me. Andréa Mendes Baffa

Mestre em Educação do Ensino Superior, Integradora Acadêmica das disciplinas de Urgência e Emergência da PUC-Campinas e membro da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do CREMESP.

21h30 – Coffee break

 

09 de abril

19h00 – Análise toxicológica de drogas de abuso
Dr. Marcelo Filonzi
Farmacêutico Bioquímico pela USP-SP, Mestre em Farmacologia pela UNIFESP, Doutor em Toxicologia pela USP-SP e Pós-Doutorando em Toxicologia pela USP-SP.

20h30 – Toxicologia Forense
Prof. Me. Rafael Lanaro

Farmacêutico-Bioquímico, Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas. Toxicologista do Centro de Controle de Intoxicações da Faculdade de Medicina da Unicamp. Professor de Toxicologia e Interações Medicamentosas do Curso de Farmácia da Unicamp e PUC-Campinas e único representante latino-americano do Comitê de Jovens Cientistas do TIAFT (The International Association of Forensic Toxicologists).

21h30 – Encerramento

21h40 – Coffee break



Portal Puc-Campinas
30 de março de 2015