Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas promove terceira edição do Fashion Revolution

Programação contou com debates, oficinas e reflexão crítica sobre a moda

Nos dias 23 e 24 de abril, a PUC-Campinas sediou a terceira edição do Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo. A programação do evento, promovido em mais de 90 países durante o mês de abril, foi marcada por palestras, oficinas, debates e exposições que reforçaram a importância da moda consciente, sustentável e socialmente responsável.

Coordenado pelo Curso de Design de Moda da Universidade e realizado em parceria com as Faculdades de Jornalismo e Relações Internacionais, o Fashion Revolution 2025 reuniu estudantes da própria instituição, alunos do Colégio Jandyra, da cidade de Limeira, e membros da comunidade externa interessados nas interseções entre moda, cidadania e sustentabilidade.

A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 23, com a exibição do documentário “Me Encontra na Rua”, produzido por alunos da Faculdade de Jornalismo. A exibição foi seguida por uma palestra de Lucas Fonseca, fundador da marca Respect, que compartilhou sua experiência no universo da moda streetwear aliada ao ativismo social. Em seguida, Teka Moran abordou práticas de modelagem sustentável, discutindo processos criativos e a importância da redução de desperdícios na produção têxtil.

No segundo dia, 24 de abril, o destaque foi a palestra “Denim Day: Moda e Conscientização”, com participação da empresa Santista Jeanswear, que trouxe ao debate a luta contra a violência sexual no contexto da moda. Logo depois, Ana Nunes apresentou o projeto Bom Retiro Recicla, iniciativa voltada à economia circular e à gestão de resíduos no setor têxtil.

“Foi maravilhoso, é muito bom podermos falar sobre a reciclagem no setor têxtil, e trazer esse olhar de que a indústria da moda, efetivamente, participa desse processo”, afirmou Ana Nunes. “O meio ambiente está totalmente ligado à questão social. Quando trazemos para o banco da universidade esse olhar, essa possibilidade de que os resíduos podem chegar aqui e ser transformados através da criatividade e da inovação, é muito recompensador”, completou.

Durante a tarde, as atividades extensionistas tomaram conta do Campus I, com a recepção dos alunos do Colégio Jandyra e uma série de ações educativas.

“Esse evento é muito importante, ele tem uma agenda global e nós aderimos desde 2023. O balanço desta edição é muito positivo. Nós percebemos o entusiasmo dos estudantes; É um momento para discutir, de fato, práticas sustentáveis no design e, como consumidores de moda, nas nossas ações e escolhas. Isso motiva muito as práticas dentro da sala de aula. É um evento para nos afirmarmos como um curso que pensa sustentabilidade dentro da moda”, explica a Profa. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira, coordenadora do curso de Design de Moda.

Sobre o Fashion Revolution

O Fashion Revolution surgiu em 2013, após o colapso do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, tragédia que matou mais de mil trabalhadores da indústria têxtil. Desde então, o movimento cresce em todo o mundo, incentivando o questionamento sobre as origens das roupas que usamos e promovendo práticas mais humanas e sustentáveis na moda.

A edição de 2025 reforçou o papel da universidade como espaço de formação crítica e engajamento social, conectando diferentes áreas do conhecimento e promovendo reflexões urgentes sobre os impactos da indústria da moda na sociedade e no planeta.



Carlos Giacomeli
28 de abril de 2025