A PUC-Campinas promove nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2015, o Colóquio “A Universidade Católica à Luz do Concílio Vaticano II”, que contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sua Excelência Reverendíssima Dom Sérgio da Rocha.

O Concílio Vaticano II, considerado o grande evento da Igreja Católica no Século XX, define-se como uma série de conferências realizadas entre 1962 e 1965.

Foi convocado através da bula papal “Humanae salutis” pelo Papa João XXIII e concluído já sob o papado do Papa Paulo VI.

Seu principal objetivo foi de discutir a finalidade da Igreja e promover o incremento da fé católica, em uma saudável renovação dos costumes do povo de Deus, atualizando a disciplina eclesiástica às condições do mundo moderno.

A grande preocupação da Igreja foi a de dialogar com o mundo moderno em suas várias dimensões, entre elas, a dignidade humana, o mundo do trabalho e a Cultura.

Após três anos de encontros, as autoridades católicas promulgaram 16 documentos como resultado do Concílio. Os textos produzidos abordam os temas mais diversos como as fontes da fé, a liturgia ou ainda a liberdade religiosa e as relações com as outras religiões (Pastoral, Bíblia, Liturgia, Doutrina Social da Igreja, Comunicação, Educação e Ecumenismo).

Em geral, os temas tratados podem ser agrupados em três categorias: o que é a Igreja, o que a Igreja faz e as relações da Igreja com o mundo.

O evento é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no Auditório Dom Gilberto, no Campus I (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas/SP), da PUC-Campinas.

A participação é aberta ao público.

O Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na PUC-Campinas. Foi Professor desta Instituição entre 1989 e 2001, lecionando Teologia Moral no curso de Teologia.

O Arcebispo é Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e Doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Dom Sérgio tem como lema episcopal “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade”.

Confira a programação:

19h30: Conferência "Universidade em diálogo, à luz do Concílio Vaticano II"

Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Mediador: Prof. Me. Côn. José Luís Araújo (Faculdade de Teologia / PUC-Campinas)

15h: Mesa-Redonda "Universidade Católica e a Cultura"

Prof. Dr. Fernando Luis do Nascimento (Faculdade de Filosofia / PUC-Campinas)

Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza (Faculdade de Jornalismo / PUC-Campinas)

Prof. Dr. Ricardo Luis de Freitas (Faculdade de Engenharia de Computação / PUC-Campinas)

Mediador: Prof. Me. José Donizeti de Souza (Faculdade de Teologia / PUC-Campinas)

19h30: Conferência "Concílio Vaticano II: História e Teologia"

Dom Benedito Beni dos Santos (Bispo Emérito da Diocese de Lorena/SP)

Mediador: Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (Faculdades de Teologia e de Filosofia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião / PUC-Campinas)