PUC-CAMPINAS PROMOVE FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS BRASIL-ÁFRICA

Embaixadora da África do Sul estará na PUC-Campinas para falar das oportunidades de parceria entre os dois países

Nos dias 23 de novembro e 5 de dezembro, a PUC-Campinas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realiza no Campus I o Fórum de Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios Brasil-África. O Fórum vai apresentar e discutir algumas experiências empreendedoras com o objetivo de gerar oportunidades de negócios entre empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e de países da África. As atividades acontecerão nos períodos da manhã e da noite. O evento contará com a presença da Embaixadora da África do Sul, Lindiwe Zulu que falará sobre as oportunidades de parcerias de comércio exterior entre Brasil e África.

O projeto de Extensão, liderado pelo professor do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, Duncan Chaloba pretende fazer da Universidade a principal mediadora entre os países do continente africano e os pequenos e médios empresários da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo o professor, grande parte dos países africanos busca parcerias para a reconstrução da infra-estrutura, fruto do pós-guerra, de países como a África do Sul e Angola, e investimentos em produções agrícolas, como a Zâmbia.

A partir do diagnóstico e do levantamento feito pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Comércio Exterior do CEA sobre as empresas da RMC com potencial para atuar nos segmentos de importação e exportação, o grupo liderado por Duncan entra em contato com empresários e órgãos, como Prefeitura de Campinas, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), entre outros, para que as parcerias sejam estabelecidas. Por meio de uma série de pesquisas e levantamento de dados sobre as possibilidades de comércio, o grupo pretende produzir publicações acadêmicas e palestras que norteiem o empresariado.

SERVIÇO:
Fórum de Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios Brasil-África
Data: 23 de novembro e 5 de dezembro
Local: Auditório Dom Gilberto e sala 900 – Campus I da PUC-Campinas
Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades
Programação:
23/11 – sexta-feira
Período da Manhã
Local: Sala 900 – Prédio 01, Campus I
8h30 – Abertura
9h – Experiências Inovadoras com Empreendedorismo e Incubadora de Empresas
Prof. Eduardo Grizendi