A PUC-Campinas promove no dia 22 de outubro, o Encontro de Editores, evento tradicional no curso de Jornalismo da Universidade. O objetivo é refletir com profissionais de imprensa assuntos de interesse da categoria. Este ano o tema é “Apuração: como não levar uma barriga”, que, no jargão jornalístico, significa publicar ou transmitir uma informação falsa, geralmente por falta de apuração.

Participarão do evento os jornalistas: Cristina Angelini, da Rede Globo; Luís Fernando Bovo, de O Estado de S. Paulo; Cassiano Gobbet, gerente Editorial de Notícias e Redes Sociais no Yahoo Brasil e Daniela Lemos, chefe de redação da EPTV Campinas.

O encontro é aberto a estudantes do curso, professores, ex-alunos, jornalistas e convidados e será realizado das 8h às 11h30 e das 19h20 às 20h30, no Auditório D. Gilberto, no Campus I – Rodovia Dom Pedro I, km 136.

Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas na Direção da Faculdade de Jornalismo pelo e-mail dir.jornalismo@puc-campinas.edu.br ou pelo telefone (19) 3343-7158.

Os Palestrantes

Manhã – das 8h às 11h30

Cristina Angelini é produtora de jornais de rede na Rede Globo de São Paulo. Formada em Relações Públicas pela PUC-Campinas e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestre pela Faculdade Cásper Líbero, onde integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir. Cristina ganhou vários prêmios ao longo da carreira, como o VIII Prêmio Imprensa Embratel, na categoria Reportagem de Televisão, com a série de reportagens "Célula tronco"; Prêmio Rede Globo de Jornalismo, 1º lugar na categoria Cobertura de Atualidade, pela participação nas reportagens Morte do Papa João Paulo II e Eleição (Conclave) do papa Bento XVI e o III Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde, categoria Televisão e Produção, com a reportagem Célula Tronco. Com o Globo Repórter “Raio X da Saúde no Brasil” ela recebeu uma Menção Honrosa pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e o Prêmio Rede Globo de Jornalismo e Esporte, em primeiro lugar, na categoria Grande Furo de Reportagem.

Luís Fernando Bovo, de O Estado de S. Paulo, é formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 1993, tem pós-graduação em Marketing pela FGV e MBA em Gestão e Marketing Digital pela ESPM. Atualmente é editor executivo de Conteúdos Digitais do portal do Estadão. Trabalhou como repórter na Folha Sudeste, em Campinas, ainda no terceiro ano de faculdade. De lá passou pelo Notícias Populares, Folha ABCD, Folha Ribeirão, Regionais e Brasil. Foi repórter, chefe de reportagem, editor assistente e editor. Em 2004, foi para o Estadão, onde ajudou a implantar a editoria de Vida & Estilo. Em 2005, com o escândalo do Mensalão, foi para Política. Em 2010, migrou para a web e foi editar Eleições no portal do Estadão. No ano seguinte virou editor do Portal e, em 2012, foi promovido a editor executivo de conteúdos digitais. Participou do redesenho do portal, em maio de 2014, e fez parte do time que criou o Estadão Noite e o Olhar Estadão, produtos exclusivos para tablet. Criou ainda o primeiro aplicativo que mostra, em tempo real e com a ajuda dos usuários, a situação do Metrô de São Paulo, o EstadãoMetrôSP, e integrou o grupo que organizou a primeira maratona hacker da mídia brasileira.

Noite – das 19h20 às 22h30

Cassiano Gobbet, gerente Editorial de Notícias e Redes Sociais no Yahoo Brasil, é formado pela ECA/USP e mestre em Jornalismo Multimedia pela Bournemouth University. Trabalhou no Serviço Mundial da BBC, em Londres, e foi frila para várias mídias no Brasil e exterior, como The Guardian, Daily Mirror, Lancel, Daily Spirit, Valor Econômico e Quatro Rodas, entre outros. Também foi o criador do site de futebol Trivela, onde escreveu por dez anos.

Daniela Lemos é ex-aluna da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. Fez MBA em Comunicação Pública e Responsabilidade Social. Foi repórter por dois anos na CBN Campinas e há 17 trabalha na ETPV, onde exerceu as funções de apuradora, repórter, apresentadora, chefe de reportagem e atualmente é chefe de redação.

*Com informações da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

20 de outubro de 2014