No 34º aniversário de fundação da Mata Santa Genebra, a PUC-Campinas promove no dia 11 de agosto, palestras e minicursos que têm como objetivo promover o debate entre pesquisadores que realizaram trabalhos na Área de Relevante Interesse Ecológico (A.R.I.E.) Mata de Santa Genebra, universitários e diversos setores da sociedade, sobre temas relacionados à conservação de áreas protegidas no contexto urbano e sobre o papel dessas áreas na produção de conhecimento.

O evento, que será realizado no Auditório Monsenhor Salim – Campus II (período matutino) e no Auditório Dom Gilberto – Campus I (período noturno) da PUC-Campinas, das 08h15 às 11h20 e das 19h às 21h55, contará com atividades variadas e gratuitas, em que serão debatidos temas referentes à conservação de áreas protegidas no contexto urbano, desenvolvimento sustentável, gestão de recursos hídricos, análise do solo, entre outros.

No período da manhã, ocorrerão as seguintes palestras: “Análise de solo na ARIE Mata Santa Genebra”, com Regina Márcia Longo; “Ecologia de mamíferos na ARIE Mata Santa Genebra”, com Denise Gaspar; “A fenologia e os recursos para polinizadores e dispersores na floresta sazonal”, com Patrícia Morellato.

À noite, a programação terá: “Análise de solo na ARIE Mata Santa Genebra”, com Regina Márcia Longo; “Processos hidrológicos e biogeoquímicos em bacias hidrográficas de floresta estacional semidecidual em Campina”', com Ângela Guirao; “A regeneração natural na Mata de Santa Genebra”, com Flaviana Maluf.

No nos dias 12 e 13 de agosto, das 14h às 16h30, ocorrerão também visitas monitoradas à Mata voltadas para os alunos da PUC-Campinas.

As atividades são fruto de uma parceria entre a PUC-Campinas e a Fundação José Pedro de Oliveira, entidade responsável pela preservação da Mata de Santa Genebra.

A Mata é um pedaço remanescente de Mata Atlântica localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. É considerada a segunda maior floresta urbana do Brasil, atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

As inscrições para participação são gratuitas, abertas para toda a população e podem ser feitas pelo site.

Mais informações: AQUI e telefone (19) 3749-7205.

Campus I – Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP
Campus II – Av. John Boyd Dunlop – s/n°, Jardim Ipaussurama – Campinas/SP