PUC-Campinas promove campanha para o Novembro Azul

Haverá palestras sobre conscientização e prevenção do câncer de próstata

A PUC-Campinas, por meio do DMT (Departamento de Medicina do Trabalho), realiza uma campanha de conscientização e palestras sobre o Novembro Azul, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Peças publicitárias e informes sobre a doença serão divulgados para a comunidade interna no decorrer do mês.

As palestras sobre prevenção, riscos e tratamentos serão dia 6, às 14h, no Auditório da Biblioteca do Campus II; dia 13, às 14h, no Prédio H 02, Sala 900, no Campus I; e dia 23, às 14h, na Sala Multimeios do Colégio Pio XII.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Saiba mais clicando aqui .

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista. Os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata (em pai, irmão e tio); homens negros, que sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Marcelo Andriotti
31 de outubro de 2023