Com início no mês de setembro, os colaboradores da PUC-Campinas que possuem deficiência física e intelectual poderão participar de um programa desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (FAEFI) de prática esportiva inclusiva.

Chamado esporte unificado, em que pessoas com deficiência se unem a não deficientes para a disputa das partidas, contará com a colaboração de universitários voluntários.

A princípio, o programa terá 50 vagas abertas, 25 para os participantes das atividades do Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (CIAD) e outras 25 para os colaboradores. Hoje, a PUC-Campinas possui 193 colaboradores com deficiência (incluindo os que trabalham no Hospital e Maternidade Celso Pierro – HMCP). As atividades ocorrerão aos sábados.

O responsável pelo projeto, docente da Faculdade de Educação Física, Prof. Dr. Vagner Roberto Bergamo, explica que o esporte unificado permite a aproximação da sociedade com o deficiente. “No próximo semestre, serão oferecidas novas modalidades esportivas. Nossa intenção é que este projeto se torne um programa permanente para os colaboradores”, destaca.

Portal Puc-Campinas
21 de agosto de 2014