Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas promove a Semana da Pessoa com Deficiência

Universidade terá atividades nos Campi I e II e palestras sobre transtornos e inclusão

A PUC-Campinas, com a missão de cada vez mais se tornar uma Universidade inclusiva, promove a partir de segunda-feira, 28 de novembro, a Semana da Pessoa com Deficiência, aproveitando a proximidade do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.  A Universidade oferecerá palestras, exposição e apresentação artística como forma de homenagem e de promoção da conscientização da comunidade acadêmica para o tema.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a sociedade da busca do exercício dos Direitos Humanos de equidade, igualdade e cidadania pelas pessoas com deficiência. Na PUC-Campinas, a preocupação com o assunto fez com que fosse criado o Comitê da Pessoa com Deficiência, responsável por criar ações e por incluir uma mentalidade inclusiva dentro da Universidade.

Para a Coordenadora da Divisão de Recursos Humanos (DRH) Daniela Andrade Couto Lisoni, o objetivo é que o trabalho seja implementado no cotidiano da Universidade. “Não é só a semana ou o dia dedicado ao tema. Tem que ser uma ação constante, dia após dia.  Temos que trabalhar a inclusão todos os dias em todos os processos. Estamos aproveitando essa data marcante para chamar a comunidade para uma ação que tem que ser contínua, diária e constante”, detalha a coordenadora.

Durante toda a semana, além dos eventos dentro da Universidade, um material sobre o convívio com pessoas com deficiência também será disponibilizado à comunidade interna. A intenção é mostrar as dificuldades enfrentadas pelo público e a importância da conscientização.

A programação terá eventos especiais no Campus II, às 9h, no dia 30 de novembro. Primeiramente, haverá uma apresentação de dança do Grupo Dança Humaniza, no Auditório Monsenhor Salim. Depois, os participantes poderão acompanhar uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Sociedade e seus impactos, com a especialista Carolina Sellin Sandroni.

No dia seguinte, 1º de dezembro, no Auditório do Campus I, às 10h, acontece a palestra “Outros olhares sobre a inclusão”, do palestrante Thiago Magalhães. Logo depois, haverá uma exposição de artes da APAE Campinas na praça de alimentação.

Ao todo, 106 funcionários têm algum tipo de deficiência hoje dentro da PUC-Campinas. Só no Departamento de Serviços Gerais, são 56 funcionários com esse perfil de um total de 201. O detalhe é que entre eles estão portadores de deficiência intelectual, que muitas vezes não recebem tantas oportunidades no mercado de trabalho. Eles desempenham os mais diferentes papéis: jardinagem, limpeza, levam documentos, organizam as salas.

O bom trabalho desenvolvido na Universidade começa a dar frutos. A PUC-Campinas recebeu da Fundação Síndrome de Down um certificado de “Empresa Inclusiva”. Caminhando nessa esteira, a busca é por evoluir ainda mais, com mudança da maneira de enxergar o tema. “Precisamos mudar a mentalidade, queremos contratar pessoas com deficiência que possam encontrar no trabalho uma realização, e não só porque são deficientes. Precisamos ver a pessoa não através da deficiência, mas de uma forma mais completa”, comenta Dra. Daniela.



Carlos Giacomeli
25 de novembro de 2022