O evento reunirá cerca de 30 museus municipais e autônomos da Região

O Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas promove neste sábado, dia 20 de setembro, o 1º Encontro de Museus da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O evento reunirá cerca de 30 museus municipais e autônomos da Região. O objetivo é promover a integração entre estes centros de arte para gerar exposições e eventos em conjunto com a finalidade de incentivar o interesse pela cultura na RMC. “Como a grande dificuldade dos museus é a falta de público, pretendemos com esta iniciativa criar exposições temáticas em conjunto que despertem o interesse da população”, disse o coordenador do Encontro, Paulo Cheida Sans.

A intenção da PUC-Campinas em realizar este 1º Encontro de Museus da RMC surgiu do programa de difusão cultural que a Universidade vem desenvolvendo através do CCA – órgão complementar de produção artístico-cultural da Universidade – e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proext). “A proposta de reunir os museus é pioneira e visa construir um elo entre estas instituições para apontar caminhos para a expansão cultural da RMC. Queremos proporcionar ao público acesso ao conhecimento e cultura e já estamos trabalhando para isso por meio de exposições realizadas no Museu Universitário, localizado no Campus Central”, disse o coordenador do CCA e do Museu Universitário, José Donizeti de Souza.

O 1º Encontro de Museus da RMC é um dos 588 eventos participantes da 2ª Primavera dos Museus, projeto realizado em todas as regiões brasileiras pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan).

Sobre o Museu Universitário PUC-Campinas

Conforme Instrução Normativa 002/08, de maio de 2008, o Museu Universitário é parte do Centro de Cultura e Arte (CCA). Ambos os órgãos estão instalados, desde julho de 2008, no Campus Central da PUC-Campinas.

A permanência do CCA e do Museu no prédio visa resgatar a vocação daquele espaço, por meio de sua conversão gradativa em um Centro Cultural Aberto à Comunidade, tal como prescrito na missão da Universidade.

A presença do CCA da Universidade no novo espaço colaborará, juntamente com outros interlocutores, com a dinamização artística e cultural do Centro da cidade de Campinas e da RMC por meio de exposições, mostras, conferências, apresentações artísticas de dança, teatro e música, festivais.

A primeira exposição realizada no local foi a mostra “100 Anos Japão & Brasil”, que teve início no mês de junho e se estenderá até o fim do ano. Neste mês de setembro, acontece também a 2ª Mostra de Artes Visuais Lampejos, que traz obras de 40 ex-alunos formados em educação artística e artes visuais pela PUC-Campinas. Todas as atividades são voltadas para a comunidade e tem entrada franca.

Coleções Museológicas do Museu Universitário: História da PUC-Campinas, Etnias Indígenas, Arqueologia, Folclore e Cultura Popular e Coleção Japão Pré-Industrial.

Serviço:

1º Encontro de Museus da RMC

Data: 20/09/08 (sábado)
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório Haroldo Niero – Campus Central da PUC-Campinas – Rua Marechal Deodoro, 1.099 – Campinas/SP
Informações: (19) 3735-5891

19 de setembro de 2008