PUC-Campinas passa a emitir diplomas digitais aos novos formandos

O último diploma em papel foi assinado pelo Reitor dia 10 de dezembro

O Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior assinou dia 10 de dezembro o último diploma emitido pela Universidade em papel. A partir de agora, a emissão dos diplomas de todos os cursos será feito de forma digital, agilizando o processo e facilitando o processo de obtenção do comprovante por parte dos recém-formados. Com isso, a PUC-Campinas se torna pioneira na emissão digital de diplomas, que será obrigatória a partir de janeiro de 2022. O novo sistema também facilitará para os formados que precisem de uma segunda via de seus diplomas.

“A PUC-Campinas investe constantemente em inovação em todos os seus processos, tanto nos acadêmicos quanto nos administrativos, buscando sempre aprimoramento e excelência de todos os serviços oferecidos pela Universidade à comunidade”, disse o Reitor.

Todo o processo, a partir de agora, pode ser feito de forma remota assim que o estudante termina seu curso e obtém a aprovação nas disciplinas e na entrega dos trabalhos obrigatórios. Segundo a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, Secretária-Geral da Universidade, os novos formados terão o início do processo de requisição do diploma feito automaticamente após a colação de grau. O prazo de emissão a partir daí é de 120 dias.

Os estudantes que se formaram recentemente podem pedir o diploma por meio do CAA (Centro de Atendimento ao Estudante), que dará uma nova senha para entrar na área logada como aluno formado para que possa fazer a requisição.

Ex-alunos que se formaram antes de maio de 2018, mas que precisem da emissão do diploma ou de uma segunda via, podem fazer o pedido no Setor de Diplomas para que o certificado digital seja emitido.

“É um processo mais seguro, rápido, que evita fraudes e perdas ou danificação do diploma. O formado receberá um pacote de três arquivos com certificação, um de extensão XML, um XML-DA e um PDF”, disse a secretária.

Marcelo Andriotti
13 de dezembro de 2021