PUC-Campinas participa do encontro presencial, promovido pelo CPQD, na 2ª Fase do Programa de Capacitação com Residência Tecnológica

Participam desta etapa 80 estudantes bolsistas, classificados após a primeira fase

A PUC-Campinas participou do encontro presencial, realizado pelo CPQD, nesta que é a segunda fase do Programa de Capacitação com Residência Tecnológica, criado em parceria entre as duas instituições por meio de um PPI (Programa e Projetos Prioritários de Interesse Nacional) coordenado pela Softext e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa fase tem o objetivo de desenvolver projetos reais, por meio de times de desenvolvimento, aplicando o conhecimento sobre Inteligência Artificial construído ao longo das capacitações oferecidas pela PUC-Campinas na Fase I do programa.

Ao todo, a Fase II contempla 80 estudantes bolsistas, que estiveram presentes na Fase I e conseguiram a aprovação. Eles estão organizados em sete times da área de Tecnologias de Fala, sete times da área de Processamento de Linguagem Natural e 13 times da área de Visão Computacional. Ao todo, 27 projetos estão em desenvolvimento, com a participação de profissionais mentores do CPQD e profissionais mentores da PUC-Campinas, por meio de atividades desenvolvidas remotamente.

O segundo encontro presencial aconteceu no dia 5 de abril e visou ampliar a rede de relacionamentos, por meio da interação entre os participantes. Assim, promovendo a maior inclusão dos estudantes no ecossistema de tecnologia e inovação e a disseminação do conhecimento sobre as tecnologias aplicadas em cada projeto.

No encontro, foi realizada, inicialmente, uma dinâmica para a integração de todos os participantes. Na sequência, alguns times fizeram a apresentação de seus projetos, abordando o conteúdo e o progresso dos trabalhos.

Os mentores da PUC Campinas, Prof. Dr. Dimas Augusto Mendes Lemes, Prof. Me.  Douglas Henrique Siqueira Abreu e Prof.  José Guilherme Picolo, participaram das atividades junto com a Profa. Ma. Sílvia Cristina de Matos Soares, Coordenadora Técnica e Pedagógica do Programa na PUC Campinas. As atividades da segunda fase seguem até o mês de setembro.

“A proposta de Capacitação com Residência Tecnológica antecipa e prepara profissionais para as transformações do mercado de trabalho com o uso destas novas tecnologias. Ela aproxima universidade, empresa e governo e permite alinhar o desenvolvimento de competências e habilidades com a demanda do mercado e estratégia de crescimento do país”, comenta a gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes.

“É muito importante a capacitação de profissionais, por meio da disseminação do conhecimento em áreas que apresentam um crescimento de demanda no Brasil e no mundo, como é o caso da Inteligência Artificial. Perceber o valor agregado e o impacto positivo na vida desses profissionais, que buscam por oportunidades de crescimento ou de redirecionamento de suas carreiras, traz um enorme sentimento de realização”, comenta a professora Sílvia.

“Os resultados obtidos no Programa de Capacitação e Residência Tecnológica têm demonstrado a virtude deste modelo que alia uma capacitação teórica consistente a uma aplicação prática em condições reais, em projetos com resultados práticos, preparando os alunos e bolsistas para um mercado com alta demanda de profissionais. Conteúdos técnicos atualizados, trabalhos em equipes, projetos inovadores, desafios reais disponibilizados possibilitaram ter profissionais já preparados ao final do programa, os resultados dos projetos confirmam. Foram criadas novas oportunidades profissionais para atender a demanda da indústria. Este é um modelo virtuoso a ser repetido e compartilhado”, reforçou Paulo José Pereira Curado, Diretor de Tecnologia e Inovação do CPQD.

Carlos Giacomeli