A PUC-Campinas participa da 9ª Semana Nacional de Museus, com o evento “A situação atual das populações indígenas brasileiras a partir da perspectiva das etnias Panará e Pankararu”, nos dias 17 e 18 de maio.

No dia 17, serão exibidos documentários, às 19h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I. A exibição será mediada pelo professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Felipe Vander Velden. Em seguida será aberto um debate com os presents. O debate também ocorrerá, no dia 18, no Auditório Cônego Haroldo Niero “Nobrão”, Campus Central, às 19h.

O palestrante

Felipe Ferreira Vander Velden possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado e doutorado em Antropologia Social. Trabalha entre os índios Karitiana, grupo de língua Tupi em Rondônia, desde 2002, entre os quais desenvolveu pesquisas sobre biopirataria, classificação animal, história e projetos de desenvolvimento. Atualmente, é professor Adjunto I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Confira os documentários que serão exibidos:

“Do São Francisco ao Pinheiros”: Os índios Pankararu, originários da aldeia Brejo dos Padres, próxima às margens do Rio São Francisco (sertão de Pernambuco), começaram a migrar para São Paulo a partir de 1950, fugidos da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra. Muitos se fixaram na favela do Real Parque, próximo ao Rio Pinheiros, onde somam cerca de 500 pessoas, num total de 1500 espalhados pela grande São Paulo, em busca de sonhos e uma nova forma de vida.

“De volta à Terra Boa”: Produzido pelo ONG Vídeo nas Aldeias, apresenta a história do povo Panará, com depoimentos dos próprios índios.Informações em: 3735-5898 ou (19) 3735-5806 ou através do e-mail museu@puc-campinas.edu.br

13 de maio de 2011