PUC-Campinas é uma das 17 instituições que participarão de evento destinado à população Núcleo Territorial de Extensão Guadalupe, no dia 9 de maio

No dia 9 de maio, 17 instituições, entre elas a PUC-Campinas, realizam a 3ª Ação Cidadã, série de atividades voltadas para atender às demandas da comunidade dos bairros Vila Castelo Branco, Vila Padre Manoel da Nóbrega, Parque dos Eucaliptos, Jardim Londres e Jardim Garcia. Neste dia, a população da região poderá esclarecer dúvidas em relação à aposentadoria, realizar triagens e orientações gerais em saúde, utilizar os serviços do Poupatempo, vender e comprar alimentos e artesanatos feitos pelos próprios moradores e participar de diversas atividades artísticas. Os organizadores esperam cerca de 2 mil pessoas, entre adultos e crianças. A atividade ocorrerá na Praça dos Trabalhadores – entre a Vila Castelo Branco e Vila Padre Manoel da Nóbrega (próximo ao Centro de Saúde Integração).

No evento, que ocorre das 9h às 16h, a PUC-Campinas apresentará projetos ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT), alguns deles já em desenvolvimento na região conhecida pela Universidade como Núcleo Territorial de Extensão Guadalupe.

A professora Denise Mulati, da Faculdade de Terapia Ocupacional, desenvolve com os moradores, desde 2008, oficinas de convivência, como grupo vocal, oficinas de saídas socioculturais e de educação ambiental, entre outras, além de articulações que promovem a revitalização de espaços públicos e apoia as iniciativas de geração de renda, por meio do projeto de extensão “Centro de Convivência e Cooperativa Toninha: expandindo suas possibilidades”. Para a Ação Cidadã, Denise auxiliou nas atividades de organização do evento e deu suporte aos participantes da Feira de Tudo um Pouco, que oferece produtos alimentícios e artesanais. “Trabalhamos com os expositores a construção de autonomia para a geração de renda” contou Denise. Seus alunos extensionistas desenvolverão no evento oficina de confecção de brinquedos a partir de material reciclável.

O evento contará ainda com um stand do projeto de extensão “Educação Tecnologia e Produção: qualificação profissional na construção civil”, coordenado pelo professor Aparecido Fujimoto. Dez estudantes da Faculdade de Engenharia Civil orientarão profissionais da construção civil, como pedreiros, eletricistas e pintores. A proposta do stand é propor a aprendizagem e o aprimoramento da qualidade de prestação de serviços dos trabalhadores. No dia do evento haverá inscrições para os profissionais que quiserem participar das aulas que ocorrem todos os sábados no Núcleo Territorial de Extensão Guadalupe.

“Rede de Cuidadores: Capacitando para o Cuidado e Aliviando o Desgaste” é o projeto de extensão desenvolvido pela professora Maria Teresa Cristina Martins, da Faculdade de Enfermagem. A atividade visa qualificar a população da comunidade para atender os familiares e vizinhos que tenham dependência parcial ou total para a realização de diversas tarefas. “Devido ao processo natural de envelhecimento, doenças ou algum acidente, as pessoas tornam-se dependentes, por isso é importante que o cuidador esteja qualificado para atendê-la”, disse a professora. Para Maria Teresa, a participação na 3ª Ação Cidadã dará a possibilidade para a comunidade ter uma rede de suporte técnico ou emocional. A docente conta com a participação de dez alunos, quatro deles bolsistas e seis voluntários.

Ampliar o acesso à cultura e agregar valores que ajudem na educação e formação de grupos sociais dentro da comunidade Guadalupe é o objetivo do projeto desenvolvido pelo professor da Faculdade de Publicidade e Propaganda João André Brito Garboggini. Com a atividade “Dramaturgia Comunitária”, o professor pretende desenvolver jogos teatrais e promover a integração do grupo de teatro com a comunidade. Estão envolvidas com o projeto 20 pessoas, entre comunidade acadêmica e os moradores do território

Com o projeto “Escola saudável: promoção do autocuidado em nutrição e saúde com crianças e adolescentes”, a professora Monize Cocetti, junto com os bolsistas da Iniciação à Extensão, vai promover oficinas educativas e culinárias em uma escola de ensino fundamental e em um espaço social para os pais. Para o evento estão programadas medida de peso e altura e orientação para alimentação saudável.

Voluntária

Camila Gonzaga da Silva, aluna do 4º ano da Faculdade de Terapia Ocupacional, é aluna extensionista voluntária no projeto desenvolvido pela professora Denise e, nesta 3ª Ação Cidadã, ajudará na realização da Feira de Tudo um Pouco. “A intenção é mostrar as possibilidades de geração de renda, as melhores formas de conseguir um retorno para o que é produzido”, contou Camila. Ela ainda disse que participar do projeto é muito interessante já que é uma forma de relacionar os conteúdos de pesquisa e sala de aula com a comunidade, por meio da Extensão.

Para Leyla Demucci, assistente social da ONG Projeto Gente Nova (Progen), integrante da comissão organizadora da 3ª Ação Cidadã, a participação da PUC-Campinas no evento auxilia não apenas por meio dos projetos direcionados à comunidade, como também na proposta de novas ideias e soluções para os problemas encontrados. “A parceria da ONG com a Universidade é muito rica. Não apenas nesse projeto, mas ao longo de toda a parceria, podemos contar com a PUC-Campinas para ajudar nos problemas da comunidade.”

SERVIÇO:
3ª Ação Cidadã
Data:
9 de maio de 2009
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça dos Trabalhadores – entre a Vila Castelo Branco e Vila Padre Manoel da Nóbrega (próximo ao Centro de Saúde Integração)
* Todos os projetos de extensão da PUC-Campinas estão disponíveis no Portal PUC-Campinas

6 de maio de 2009