Pela primeira vez, o Brasil aparece na pesquisa da empresa holandesa Newzoo, realizada em 2011, sobre jogos digitais, ficando na quarta posição de maior mercado global em número de jogadores, com 35 milhões de usuários de jogadores ativos. O mercado movimenta 2 bilhões de dólares e os brasileiros jogam cerca de 64 milhões de horas por dia.

A partir dessa demanda, a PUC-Campinas está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2012 para o curso de Tecnologia em Jogos Digitais, até o dia 21 de junho. O curso tem duração de cinco semestres e é ideal para quem gosta de computação, design gráfico, informática e internet.

De acordo com a coordenadora do curso na PUC-Campinas, Tatiana Dantas de Oliveira, o curso capacita o profissional para atuação no desenvolvimento de jogos digitais, mas também para diversas outras áreas como, animação, modelagem tridimensional, arte digital (pintura e desenho) e programação de computadores. “O profissional formado estará apto a desenvolver projetos de jogos digitais, para diferentes dispositivos (tablet, computadores e celulares) desenvolvendo conceitos de documentação de jogos digitais, concept art (desenvolvimento de personagens, cenários e outras possibilidades visuais), implantação e validação de projetos. Desta forma, poderá avaliar, aplicar e desenvolver tecnologias de computação, ligados aos conceitos artísticos necessários”, disse.

O mercado dos jogos eletrônicos, ou games, como são mais conhecidos, já ultrapassou em 20% o mercado milionário do cinema. O pensamento de transformar todos os tipos de tarefas e informação em jogos é uma teoria bastante estudada hoje em dia. As perspectivas futuras geradas pelos sistemas 3D têm impulsionado o mercado. Um exemplo disso é que, em 2013, os engenheiros da Usina Belo Monte, em construção no Pará, resolverão problemas de montagem e manutenção de máquinas recorrendo a sistemas 3D. As consultas serão feitas em modelos tridimensionais, com imagens projetadas por equipamentos móveis, como os tablets.

Vestibular de Inverno 2012

Para o Vestibular de Inverno 2012 serão oferecidas vagas para os cursos de Bacharelado (Administração, Direito e Medicina) e Superiores de Tecnologia, de curta duração, (Construção de Edifícios, Geoprocessamento, Gestão da Tecnologia da Informação, Hotelaria, Jogos Digitais e Redes de Computadores). As inscrições podem ser feitas no portal da PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail vestibular@puc-campinas.edu.br ou pelo 0800-728-7822.

29 de maio de 2012