Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas muda cultura de trote e insere calouros em atividades em prol da comunidade

Universidade realiza acolhida com atividades elaboradas pelos cursos, com palestras, arrecadação de alimentos e atividades na comunidade

Fevereiro é mês de volta às aulas e, mais uma vez, a chegada de novos estudantes foi celebrada de forma diferente na PUC-Campinas. Desde 2010, a Universidade iniciou a implementação de uma cultura de “Trote Solidário”, com a criação do Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros. A mudança trouxe diversas ações durante a chegada dos ingressantes daquele ano, tais como a criação de Postos de Orientação, Fone Trote, ações solidárias, palestras, entre outras atividades.

A partir daí, iniciou-se uma mudança de mentalidade, que tornou a acolhida aos calouros muito mais positiva, percurso que segue na esteira de um dos eixos estratégicos da Universidade: as relações humano-afetivas. O objetivo é construir um mundo mais fraterno, pautado pelo desenvolvimento humano integral. Em todas as atividades-fim da instituição, a fé e a ciência se aliam a esses valores em busca do bem comum.

“O processo de alteração da cultura de violência mesclou ações de conscientização das entidades estudantis difusoras dessa mentalidade, bem como a demonstração clara por meio de ações institucionais de apuração e punição dos agressores e de apoio às vítimas. A instituição aprova toda e qualquer ação humanizada e respeitosa de acolhida, manifestando-se veementemente contrária a qualquer forma indigna de recepção”, comenta o professor José Donizete de Souza, coordenador da CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna).

Desde então, as Faculdades recebem os novos estudantes com atividades positivas para a integração com os veteranos, processo que, após anos de cuidado, se consolidou na PUC-Campinas. “Entendemos que, como vivemos numa sociedade estruturalmente violenta por razões culturais, históricas, econômicas e sociais, essa cultura prevalente permeia os processos sociais de formação de seus integrantes. Dessa forma, mesmo tendo zerado o número de denúncia de trotes nos últimos anos, a instituição deverá estar sempre alerta, por meio das ações promovidas pelo Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros, para os riscos e possibilidades de novos casos de violência que porventura nossos alunos venham a sofrer”, completa o professor.

Na Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, os calouros participaram da acolhida em uma atividade externa. Atividades com esse perfil já são desenvolvidas há 25 edições pelo curso, organizadas pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Arquitetura da PUC-Campinas, que conta com 18 discentes e a tutoria da Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.  Em 2024, a creche Bento Quirino foi escolhida pelos veteranos para receber uma nova pintura do prédio, a renovação do mobiliário e também receber workshop com os pequenos. A entidade atende mais de 250 crianças, entre 2 e 6 anos.

“A atividade é importante para colocar estudantes em contato direto com a realidade, demandas e necessidades da população ou entidades na região de Campinas, estimulando o espírito crítico e a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social do ensino superior”, comentou a professora Ana Paula.

O novo layout da parte externa da creche foi criado pelos estudantes, que seguiram a identidade visual nas camisetas que eles vestiram. E as crianças vivenciaram um dia diferente, em contato com pinturas e artesanato. Ao todo, 120 estudantes participaram da ação. Destes, 90 eram ingressantes.

Outro exemplo é o curso de Design de Moda, que realiza, durante uma semana, atividades atrativas para alunos e alunas, com palestras, bate-papos, aula magna e mesa-redonda sobre diversos temas explorados pela moda.

“A Semana de Acolhida aos Estudantes é um dos eventos mais importantes de nosso calendário do bacharelado em Design de Moda. Para além de fomentar uma integração calorosa entre veteranos e ingressantes, nossa programação visa inspirar e enriquecer a jornada acadêmica dos estudantes, oferecendo oportunidades de interação com profissionais renomados e reflexões sobre diversos aspectos da vida universitária, como a valorização do trabalho em equipe e a importância da Iniciação Científica. Este ano, temos a honra de contar com a presença do estilista João Pimenta para ministrar a aula magna, juntamente com outros profissionais e associações de destaque. Estamos ansiosos para vivenciar momentos de aprendizado e crescimento juntos nesta semana tão especial”, ressaltou a Profa. Me. Roseana Sathler Portes Pereira, coordenadora do curso.

Na Fisioterapia, foi organizada uma recepção com gincana, com apresentação da bateria da Atlética, formada por estudantes do curso, apresentação musical dos veteranos e também do curso. Depois, todos puderam participar de jogos nas quadras. Tudo isso com o objetivo de integrar os estudantes. Além das atividades, também foi realizada uma arrecadação de alimentos para doação à Obra Social São João Bosco.

As mais diversas ações de acolhimento humanizado acontecem por toda a Universidade, criando, assim, um ambiente de harmonia e socialização saudável entre novos estudantes e os veteranos.

A Universidade toma cuidados permanentes para evitar a realização de trotes em suas dependências. Em caso de algum tipo de abuso, os autores podem ser denunciados pelo telefone 3343-7241.

Para quem está chegando agora à Universidade, há uma página no site da PUC-Campinas com informações úteis especialmente para eles. Nela é possível ver os mapas dos campi, localização de prédios e salas, laboratórios, bibliotecas e outros espaços. Basta acessar: www.puc-campinas.edu.br/ingressantes/.

Na área dos Ingressantes, também é possível baixar o app para estudantes, disponível nas versões Android e iOS, pelo qual é possível ver horários de aulas, notas e atividades acadêmicas. Tanto no site quanto no aplicativo, os estudantes podem conferir horários de ônibus, rotas e contatos dos principais órgãos e centros de apoio, como os que dão suporte psicológico, oferecimento de bolsas, intermediação de estágios e intercâmbios no exterior.



Carlos Giacomeli
23 de fevereiro de 2024