Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

O projeto “O museu vai à escola: Proposta de democratização do Museu Universitário da PUC-Campinas”, sistematizado pela Coordenadora do Museu Universitário da PUC-Campinas, Profa. Dra. Janaina Valéria Pinto Camilo, que cria um museu itinerante para que alunos e professores da rede estadual tenham acesso ao acervo, tem inicio no mês de agosto de 2015, com diversas exposições em escolas da rede pública de Campinas.

 

Também oferece oficinas de capacitação sobre patrimônio material e imaterial (com destaque às manifestações afro-brasileiras e indígenas), educação patrimonial, Museu e cultura material.

 

O projeto ganhou vida em razão do prêmio recebido pelo Museu Universitário, por meio do certame do Edital PROAC 2014 – Programa de Apoio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – específico para difusão de acervos museológicos. O Museu Universitário da PUC-Campinas foi o único contemplado do interior de São Paulo.

 

A proposta permite a valorização, preservação, educação e a fruição do patrimônio cultural da Cidade de Campinas, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania. O projeto objetiva que os professores participantes virem multiplicadores junto aos alunos e a comunidade escolar das principais temáticas a serem abordadas: patrimônio cultural material e imaterial, respeito à cultura do Outro e a importância do museu com guardião das memórias identitárias.

 

Serão beneficiadas escolas pertencentes a Diretoria Leste da Secretaria Estadual de Educação, atendendo cerca de 30 mil alunos até novembro de 2015. Porém, indiretamente, também poderá ser visitada pela comunidade, pois a exposição será aberta ao público.

 

“Em 2016 pretendemos continuar captando recursos para prosseguir com a itinerância do museu, levando exposições e promovendo oficinas de capacitação para professores das escolas que por ventura não forem contempladas nesta primeira etapa”, revela a Profa. Dra. Janaina Valéria Pinto Camilo.

 

Estima-se que o Museu Universitário da PUC-Campinas abrigue cerca de 15000 itens, entre peças museológicas e documentos históricos, livros e outras categorias. O Acervo Museológico é composto por cerca de 10000 peças, divididos em cinco coleções temáticas.

 

Já o Acervo Documental ainda encontra-se em fase de organização, motivo pelo qual ainda não é possível afirmar com precisão quantos itens nele se encontram. Estima-se que existam cerca de 5.000 itens, entre documentos manuscritos ou datilografados, fotografias, negativos, jornais, livros, discos de vinil, fitas VHS, fitas K7, CDs, DVDs, periódicos, mapas, entre outros tipos de suporte. Este acervo passou a ser organizado a partir de 2011, com a implementação do Centro Documental (CEDOC) no Campus Central.

 

Cronograma das Exposições Itinerantes:

Agosto

 

11/08 Escola Carlos Gomes
11/08 Escola Humberto de Campos
13/08 Escola Orozimbo Maia
18/08 Escola Francisco Glicério
18/08 Escola Carlos Francisco de Paula
20/08 Escola Aníbal de Freitas
27/08 Escola Leonor Zuhlke Falson

 

Setembro

 

01/09 Escola Tomas Alves
01/09 Escola Jeanette Martins (CEEJA)
03/09 Escola Adalberto Prado e Silva
09/09 Escola Horta Lisboa
10/09 Escola Hilton Federici
15/09 Escola Gustavo Marcondes
15/09 Escola Mario Natividade
17/09 Escola Hercy Moraes
22/09 Escola André Fort
24/09 Escola Coriolano Monteiro
29/09 Escola Ana Rita Godinho

 

Outubro

 

06/10 Escola José Vilagelin
06/10 Escola Marechal Mallet
20/10 Escola Castinauta
*Em outubro também haverá uma exposição na Fundação Casa, ainda com data a definir.



Portal Puc-Campinas
10 de agosto de 2015