PUC-Campinas lança livro comemorativo aos seus 80 anos de história

Lançamento realizado na Reitoria da Universidade teve transmissão pela internet

A PUC-Campinas lançou dia 23 de junho em cerimônia realizada no prédio da Reitoria, no Campus I, uma obra em comemoração aos 80 anos de fundação da Instituição. O livro “80 Anos PUC-Campinas – inovação através da história: 1941-2021”, de autoria do Prof. Dr. Wagner José Geribello, teve a revisão do Prof. Luiz Antonio Razera, Projeto Gráfico de Maurício Pinheiro e Stella de Vasconcelos, e Organização de Alcino Ricoy Jr., Benedicto Carlos Chiquino Junior e Prof. Me. José Donizeti de Souza e do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi.

Clique aqui para ver o livro

Participaram da inauguração o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas D. João Inácio Müller, e o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, além dos pró-reitores e funcionários envolvidos no evento. A abertura foi transmitida pelo Youtube para evitar concentração, seguindo as recomendações sanitárias.

A profa. Cynthia Andretta, secretária-geral da Universidade e responsável pela Editora Splendet, da PUC-Campinas, falou sobre a importância da obra. “Este é o primeiro livro lançado por nossa editora e esperamos que todos se emocionem como nos emocionamos com ele. Foram muitas pessoas que participaram de sua elaboração. Aproveitamos para convidar a todos os interessados que conheçam a nossa editora”, disse.

O prof. Dr. Wagner Geribello, autor do livro, disse que o livro é sobre a história da PUC, mas também é sobre o presente e o futuro da Universidade.

O Reitor Germano lembrou de todas as pessoas que participaram da construção da história da Universidade, transformando no que ela é hoje, e agradeceu ao empenho de todos que participaram da elaboração da obra.

O Arcebispo D. João disse que livro só não é tinta e papel. “Esse livro não vai ser exaurido. É um livro atual, que fala do passado e fala do futuro. Muito obrigado a todos por essa iniciativa, é uma fotografia profunda como uma radiografia da instituição. O futuro vai se recordar de vocês pelo empenho”, disse.

Com 157 páginas, a publicação conta a história da Universidade desde sua fundação em 7 de junho de 1941 até os dias atuais, com os desafios de manter o funcionamento de todos os seus cursos durante a pandemia causada pelo covid-19 e também os projetos futuros que já estão sendo desenvolvidos e implantados pela comunidade acadêmica.

Ele conta com fotografias históricas do acervo da Instituição, além de imagens recentes das atuais instalações e de novos espaços que estão sendo inaugurado neste mês de aniversário. Ele também traz apresentações do Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas D. João Inácio Müller e do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Marcelo Andriotti
23 de junho de 2021